NOTAS SOBRE UM PINTOR LUSOBRASILEIRO E A ICONOGRAFIA DOS NOVÍSSIMOS (A MORTE, O JUÍZO, INFERNO E O PARAÍSO) EM FINS DA ÉPOCA COLONIAL

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Palavras-chave:

Pintores coloniais, Pintores militares, Iconografia dos novíssimos

Resumo

O presente artigo faz considerações a respeito do pintor colonial José Gervásio de Souza, que apesar de sua produção diminuta, apresenta notável qualidade artística, inclusive com uma visão “moderna” nas suas quatro telas alusivas aos novíssimos do homem. O pintor desenvolveu, paralelamente à vida artística, a carreira militar, a qual se apresenta, inclusive, mais relevante na sua documentação. Esse texto consiste numa contribuição relativa a um tema pouco estudado pela historiografia, de pintores não consagrados, e levanta oportunidades para outras pesquisas, por apresentar lacunas ainda a ser desvendadas.

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Biografia do Autor

Adalgisa Arantes Campos, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Professora Associada da UFMG- Departamento de História; bolsista do CNPq, membro do CBHA.

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Publicado

2012-08-21

Como Citar

Arantes Campos, A. . (2012). NOTAS SOBRE UM PINTOR LUSOBRASILEIRO E A ICONOGRAFIA DOS NOVÍSSIMOS (A MORTE, O JUÍZO, INFERNO E O PARAÍSO) EM FINS DA ÉPOCA COLONIAL. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 9(2), 1–20. Recuperado de https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/397