O CANGAÇO NO CINEMA BRASILEIRO

UM OLHAR PANORÂMICO

  • Anderson R. Neves Universidade Federal de Uberlândia – UFU
Palavras-chave: O cangaço no cinema Brasileiro

Resumo

O tema cangaço sempre esteve muito presente na cultura brasileira, seja por seu legado de cantigas, lendas e imagens ou pelo grande interesse que o movimento desperta em literatos, músicos, cineastas e etc. Na história do cinema brasileiro, um lugar de destaque é conferido a essa temática, posto que, diversos diretores e produtoras olharam para o cangaço e construíram a partir dele belíssimas obras de arte, sendo elas urdidas por diversos vieses, o que dá a extensa filmografia que versa sobre o tema um charme muito especial.Com o intuito de preencher uma lacuna, catalográfica, Marcelo Dídimo publicou pela editora Annablume em parceria com a FAPESP o livro O cangaço no cinema brasileiro, fruto de extensa pesquisa que perpassou a academia em nível de mestrado e doutorado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson R. Neves, Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Mestrando em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia, integrante do Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura (NEHAC) e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Referências

DÍDIMO, Marcelo. O cangaço no cinema Brasileiro. São Paulo: Annablume, 2010.

Publicado
2012-08-21
Como Citar
R. Neves, A. . (2012). O CANGAÇO NO CINEMA BRASILEIRO: UM OLHAR PANORÂMICO. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 9(2), 1-10. Recuperado de https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/408