ENTRE BICHOS DE PÉ E PIANOS
ACEITAÇÕES E ADAPTAÇÕES DAS FILHAS DE CARIDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO À CULTURA MINEIRA NO SÉCULO XIX
Resumo
Este artigo pretende trabalhar com a correspondência trocada entre a primeira superiora das Filhas de Caridade de São Vicente de Paulo de Mariana (MG) e a sede da congregação em Paris. Por meio desta correspondência é possível perceber o caminho trilhado pelas doze irmãs desde Paris até o local do destino. As impressões ao longo da viagem demonstram as diferenças culturais entre as vicentinas e as pessoas dos locais por onde passavam. Embora tivessem a orientação de manutenção da cultura organizacional para o bem desempenho da obra, tiveram que sofrer algumas adaptações para serem aceitas em Minas Gerais. Exemplifica-se a adaptação por meio do ensino do piano e a aceitação quando já não eram mais atormentadas pelos bichos de pé. Verifica-se como o fortalecimento das Irmãs Vicentinas esteve ligado à adaptação cultural de seus princípios aos desejos das famílias mineiras na segunda metade do século XIX.
Downloads
Referências
BURTON, Richard. Viagem do Rio de Janeiro a Morro Velho. São Paulo: Itatiaia, 1976.
GRUZINSKI, Serge. Les quatre parties Du monde. Histoire d’une mondialisation. Paris: Éditions de la Martinière, 2004.
OUTRAS FONTES
Carta de Padre Etienne às Filhas de Caridade. Paris, 25 de novembro de 1848. In: História da missão das Filhas de Caridade de São Vicente de Paulo no Brasil. Mariana: Casa da Providência, 1999. Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana.
Carta da Irmã Dubost à Irmã Mazin. Rio de Janeiro, 15 de fevereiro de 1849. In: História da missão das Filhas de Caridade de São Vicente de Paulo no Brasil. Mariana: Casa da Providência, 1999. Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana.
Carta da Irmã Dubost à Irmã Henriqueta, 04 de setembro de 1849. In: História da missão das Filhas de Caridade de São Vicente de Paulo no Brasil. Mariana: Casa da Providência, 1999. Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana
Carta da Irmã Dubost à Irmã Mazin. Rio de Janeiro, 28 de fevereiro de 1849. In: História da missão das Filhas de Caridade de São Vicente de Paulo no Brasil. Mariana: Casa da Providência, 1999.
Carta da Irmã Dubost à Ir. Mazin, iniciada em 24 de maio 1849. História da missão das Filhas de Caridade de São Vicente de Paulo no Brasil. Mariana: Casa da Providência, 1999. Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana.
Carta de Irmã Dubost à Superiora francesa, 21/03/1854. In: História da missão das Filhas de Caridade de São Vicente de Paulo no Brasil. Mariana: Casa da Providência, 1999. Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana.
Carta da Irmã Dubost ao PE. Etienne 12 a 22 de abril de 1852. In: História da missão das Filhas de Caridade de São Vicente de Paulo no Brasil. Mariana: Casa da Providência, 1999. Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana.
Carta da Irmã Dubost à Superiora de Paris, 25 de maio de 1852. In: História da missão das Filhas de Caridade de São Vicente de Paulo no Brasil. Mariana: Casa da Providência, 1999. Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana.
Cartas da Irmã Dubost à Superiora de Paris. 24/05/1852; 21/12/1852; 24/10/1853. In: História da missão das Filhas de Caridade de São Vicente de Paulo no Brasil. Mariana: Casa da Providência, 1999. Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana.
Carta da Irmã Dubost à Superiora, 07 de janeiro de 1853. In: História da missão das Filhas de Caridade de São Vicente de Paulo no Brasil. Mariana: Casa da Providência, 1999. Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana.
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.