ORALIDADES, DISCURSOS E SABERES DO CORPO-CAPOEIRA COMO ARTE

Autores

  • Luis Vitor Castro Júnior Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS

Palavras-chave:

Capoeira, Arte, Saber, Corpo

Resumo

O desafio deste texto consiste em compreender as artimanhas do corpo na roda de capoeira como potência artística, a partir da falas de velhos mestres, bem como analisar os discursos utilizados por Catunda e Sodré sobre a capoeira como arte. Nesta caminhada, enveredamos na história oral como dispositivo de investigação capaz de produzir ressonâncias orais. Nos discursos elaborados pelos escritores percebe-se a tentativa de justificar a capoeira como arte usando outras linguagens artísticas, bem como a inédita ideia de Muniz Sodré em considerar a arte mandingueira do corpo que é capaz de criar, de improvisar e de re-significar as multiplicidades gestuais, já nas falas encarnadas dos mestres residem a experiência da ‘arte do fazer’ que através da roda, eles criam novos territórios estéticos e éticos, no qual o ritual da roda de capoeira aglutina em si as diversas formas de linguagem artísticas.   

 

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Biografia do Autor

Luis Vitor Castro Júnior, Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS

Professor Adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP.

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Publicado

2012-12-14

Como Citar

Castro Júnior, L. V. . (2012). ORALIDADES, DISCURSOS E SABERES DO CORPO-CAPOEIRA COMO ARTE. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 9(3), 1–17. Recuperado de https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/423