“MEÇA SUAS PALAVRAS”

OS LIMITES SOBRE O HUMOR NO CASO CHARLIE HEBDO

Autores

  • Alan Lobo de Souza Universidade Federal da Bahia - UFBA

Palavras-chave:

humor, liberdade de expressão, polêmica, memória discursiva

Resumo

Neste artigo, considero que a questão fundante das polêmicas nos discursos sobre o humor se iniciam em torno do que (supostamente) não faz rir. Entretanto, as práticas que constroem e mantêm o imaginário coletivo em relação aos limites do ato humorístico articulam-se de modos distintos: de um lado, a compreensão de que a trama das relações históricas envolvidas nas polêmicas promove uma discussão para além do campo do humor, e, de outro, a observação de que os dois debates são distintos e interdependentes. Ciente desse duplo funcionamento, proponho analisar brevemente a relação entre os limites do humor e o politicamente correto em uma entrevista com o então diretor do Jornal humorístico Charlie Hebdo, divulgada no programa “Roda Viva Internacional” da TV Cultura no ano de 2015. Por fim, arrisco tecer algumas considerações sobre a disputa de sentidos nos discursos sobre o humor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BEARD, Henry; CERF, Christopher. Dicionário do politicamente correto. L&PM Editores, 1994.

CARROLL, Lewis. Alice através do espelho e o que ela encontrou lá. Tradução de Cynthia Beatrice Costa. São Paulo: Poetisa, 2015.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução de E. P. Orlandi et alii. Campinas: UNICAMP, 1988.

QUEIROZ, Antônio Carlos. Politicamente correto e direitos humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2004.

RODA VIVA. Roda Viva Laurent Sourisseau – 27/07/2015. 2015. (1h19m42s).

Disponível em : <https://www.youtube.com/watch?v=Wzr5DO7nnsQ>. Acesso em 05 ago. 2015.

SOUZA, A. L. Limites do humor: o funcionamento discursivo da polêmica. Tese (Doutorado em Linguística) . Universidade Estadual de Campinas, 2017.

Downloads

Publicado

2018-06-30

Como Citar

Souza, A. L. de . (2018). “MEÇA SUAS PALAVRAS”: OS LIMITES SOBRE O HUMOR NO CASO CHARLIE HEBDO. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 15(1). Recuperado de https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/450