A UTOPIA E A SOBORNOST EM O SONHO DE UM HOMEM RIDÍCULO DE FIÓDOR M. DOSTOIÉVSKI

  • Angela Nucci Universidade Estatual de Campinas – UNICAMP
Palavras-chave: Dostoiévski, Fiódor Mikhailovitch, Utopia, Misticismo russo, Sobornost

Resumo

M. Dostoiévski não se tornou célebre apenas por seus romances, mas foi um dos mais importantes jornalistas de sua época. Além de atuar nos jornais Tempo e Época, trabalhou como editor-chefe do periódico Cidadão quando passou a escrever uma coluna intitulada Diário de um escritor. Foi esta produção que impulsionou a criação de um jornal homônimo, publicado entre 1876 e 1881. Esta produção reforça a percepção de um ideário político inserido em seus romances e contos, mostrando como mesmo sob o disfarce da ficção, a literatura russa constituiu um campo de debate de diversas questões frente à censura do governo. Estes dados anunciam elementos utópicos em O Sonho de um homem ridículo – Narrativa fantástica, publicado em 1877, no Diário de um escritor, seja pela crítica do autor a determinadas correntes filosóficas do séc. XIX seja pela constituição de um projeto humanista segundo um modelo filosófico-religioso que iria inspirar toda uma safra de pensadores dentro e fora da Rússia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Nucci, Universidade Estatual de Campinas – UNICAMP

Doutorada em História pelo Departamento de Pós-Graduação em História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – IFCH/UNICAMP. Mestre em História da Arte pela mesma instituição. Bolsista CNPq.

Referências

BERDIAEFF, Nikolas, L’Esprit de Dostoievski. Paris: Ed. Saint-Michel, 1929.

DOSTOIÉVSKI, Fiódor, Duas narrativas fantásticas: A Dócil e O Sonho de um homem ridículo, São Paulo: Ed. 34, 2009.

MEDEIROS, Gutemberg, O Profeta e seu jornal. Jornal da USP. São Paulo, n. 826, 14 a 20 de abril de 2008. Disponível em: http://www.usp.br/jorusp/arquivo/2008/jusp826/pag12.html

PONDÉ, L. F. Crítica e profecia: A filosofia da religião em Dostoiévski. São Paulo: Ed. 34, 2003.

PORRET, Eugène. La Philosophie Chrètienne em Russie – Nicolas Berdiaeff (Être et penser: Cahiers de Philosophie). Suisse: Éditions de la Baconnière, 1944.

SOLOVIEV, V. La Russie et L’Église Universelle. Paris: Nouvelle Librairie Parisienne, A. Savine, éditeur, 1889.

TROUSSON, Raymond. Utopia e Utopismo. Morus – Utopia e Renascimento. Campinas: Oficina Gráfica da Unicamp, n. 2, 2005.

Publicado
2013-06-17
Como Citar
Nucci, A. . (2013). A UTOPIA E A SOBORNOST EM O SONHO DE UM HOMEM RIDÍCULO DE FIÓDOR M. DOSTOIÉVSKI. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 10(1), 1-15. Recuperado de https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/467