CAROLINA MARIA DE JESUS

SUA ESCRITA, SUA VIDA

Autores

  • Andréia Márcia de Castro Galvão Universidade do Minho – Portugal

Palavras-chave:

Crítica feminista, Marginalidade, Escrita, Ideal feminino, Empoderamento

Resumo

O objetivo desse ensaio é fazer uma reflexão sobre a vida de Carolina Maria de Jesus mediante suas três obras autobiográficas: Quarto de despejo (1960), Casa de alvenaria: diário de uma exfavelada (1961) e Diário de Bibita (1986). Acredita-se que Carolina tenha rompido com paradigmas sócio-culturais de sua época, na medida em que conseguiu, não obstante sua condição de extrema marginalidade, fazer-se ‘ouvir’ por meio da escrita de seu cotidiano. Nesse sentido, observadas algumas denúncias e reivindicações históricas da crítica feminista, é possível perceber que, à sua maneira, a autora conferiu um significado particular à sua condição de mulher, negra, pobre, escritora, mãe e, distanciandose do ‘ideal feminino’, proclamou um ’empoderamento’ invulgar, considerado o seu contexto de existência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, Letícia Pereira. Isto é literatura? In: III Congresso de Estudos Linguísticos e Literários de Mato Grosso do Sul (CELLMS), IV Encontro de Pesquisa da Graduação em Letras (EPGL) e I Encontro de Pós-Graduação em Letras (EPPGL). 2007, Dourados. Anais…Dourados: Universidade Estadual Mato Grosso do Sul, 2007, p. 1-7.

Disponível em: http://docplayer.com.br/3167193-Anais-do-iii-cellms-iv-epgl-e-i-eppgl-uems-dourados-08-a-10-de-outubro-de-2007.html.

ARRUDA, Aline Alves. Carolina Maria de Jesus: projeto literário e edição crítica de um romance inédito. 2015. Tese (Doutorado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais.

AZEVEDO, Mônica Horta. A representacão do feminino heróico na literatura e no cinema: uma análise das obras Quarto de Despejo, diario de uma favelada (Carolina Maria de Jesus), Estamira e Estamira para Todos e para Ninguém (Marcos Prado), De Salto Alto e Tudo sobre Minha Mãe (Pedro Almodovar). 2012. Tese (Doutorado em Literatura Brasileira) – Programa de Pós-Graduação do Departamento de Teoria Literária e Literaturas da Universidade de Brasília, Brasil, e (Doutorado em Português) Escola Doutoral Artes, Letras, Línguas da Universidade Européenne de Bretagne/Rennes 2, França.

CORONEL, Luciana Paiva. A censura ao direito de sonhar em Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 44, p. 271-288, jul – dez. de 2014.

Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/12517.

FENSKE, Elfi Kürten (pesquisa, seleção e organização). Carolina Maria de Jesus – a voz dos que não têm a palavra. Templo Cultural Delfos, mai. de 2014.

Disponível em: http://www.elfikurten.com.br/2014/05/carolina-maria-de-jesus.html.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São paulo: Loyola, 1996.

JESUS, Carolina Maria. Casa de alvenaria: diário de uma ex-favelada. São Paulo: Francisco Alves, 1961.

JESUS, Carolina Maria. Diário de Bibita. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

JESUS, Carolina Maria. Quarto de despejo. Edição Popular. São Paulo: Francisco Alves, 1963.

MAGNABOSCO, Maria Madalena. As fronteiras da palavra em Carolina Maria de Jesus. Portal da Literatura Afro-brasileira. Universidade Federal de Minas Gerais. s/a, s/p.

Disponível em: http://150.164.100.248/literafro/data1/autores/40/critica03.pdf.

MACEDO, Ana Gabriela; AMARAL, Ana Luísa. (Orgs.). Dicionário de crítica Feminista. Porto: Ed. Afrontamento, 2005.

MACHADO, Marília Novais da Mata. Os escritos de Carolina Maria de Jesus: determinações e imaginário. Revista Psicologia Social, vol.18, n. 2, p.105-110, mai. – ago. de 2006.

Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-71822006000200014&script=sci_abstract&tlng=pt

PRIORE, Mary del. Ao sul do corpo: condição feminina, maternidades e mentalidades no Brasil colônia. Rio de Janeiro: José Olympo, 1993.

RICH, Adrienne. “Notas para uma política da localização”. In: MACEDO, Ana Gabriela. (Org.). Gênero, identidade e desejo: antologia crítica do feminismo contemporâneo. Lisboa: Cotovia Lda, 2002.

SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o Subalterno Falar? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

VOGT, Carlos. Trabalho, pobreza e trabalho intelectual (O Quarto de despejo de Carolina Maria de Jesus). In: SCHWARZ, Roberto (Org.). Os pobres na literatura brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1983.

Downloads

Publicado

2020-10-05

Como Citar

Galvão, A. M. de C. . (2020). CAROLINA MARIA DE JESUS: SUA ESCRITA, SUA VIDA. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 14(2). Recuperado de https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/472