CAOS E CORAÇÃO

Autores

  • Ana Paula de Sant’Ana Instituto Cuiabano de Educação e Cultura – ICEC

Palavras-chave:

História, Punk, Contemporaneidade, Política, Resistência

Resumo

Procuro nesse artigo desvelar conceitos sobre a liberdade e o efeito de uma civilização situada na contemporaneidade. No entanto, essa é uma pesquisa que ocorre em um Estado longe das metrópoles do país, em Mato Grosso, precisamente em sua capital Cuiabá.Traço uma linha de pensamento junto às entrevistas realizadas com punks que moram na cidade, somando isso ao pensamento crítico de vários autores que percebem a mesma contradição: o novo já vem idealizado por um modelo, mórfico, o costume formatando os atos até torná-los mecanicamente repetitivos quando exaustivamente retiram da vida a sua própria vitalidade; em contraposição a existência do punk na cidade e a relação de seu inconformismo com essa apatia, sua voluntariosa impetuosidade em causar desconforto e a percepção de que sua forma de agir-político baseada no comportamento, na ação do dia a dia, é uma atuação micropolítica de urgência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula de Sant’Ana, Instituto Cuiabano de Educação e Cultura – ICEC

Doutora pela PUCSP pelo Núcleo de Subjetividade no Programa de Psicologia Clínica. Esse artigo é adaptado da pesquisa realizada no Mestrado em Estudos Linguísticos e Culturais, na UFMT. Bolsista da CAPES.

Referências

BATAILLE. Georges. A parte maldita – A noção de despesa. Rio de Janeiro: Imago, 1967.

BERARDI, Franco (Bifo). A fábrica de infelicidade – Trabalho cognitivo e crise da new economy. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

BEY, Hakim. Terrorismo poético e outros crimes exemplares. São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2003.

DELEUZE, Gilles. O anti-édipo. São Paulo: Assírio e Alvim, 2010.

GUATTARI, Felix. Revolução molecular. São Paulo: Brasiliense, 1981.

MELUCCI, Alberto. A Invenção do Presente – Movimentos Sociais nas Sociedades Complexas. Rio de Janeiro: Vozes, 2001.

PELBART, Peter Pál. Vida capital – Ensaios de biopolítica. São Paulo: Iluminura, 2003.

Downloads

Publicado

2014-06-17

Como Citar

de Sant’Ana, A. P. . (2014). CAOS E CORAÇÃO. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 11(1), 1–21. Recuperado de https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/535