QUINZE ANOS DE EXISTÊNCIA

Palavras-chave: Fênix-Revista de História e Estudos Culturais, 15 anos, Dossiê Amazônia

Resumo

É com imensa satisfação que lançamos mais um número da Fênix – Revista de História e Estudos Culturais (Volume 17, Ano XVII, Número 1 – Janeiro / Junho – 2020). No momento em que a Fênix – Revista de História e Estudos Culturais completa QUINZE (15) anos de existência, temos de, mais uma vez, reiterar nossos sinceros agradecimentos e gratidão a todos(as) que se envolveram, com desprendimento e coragem, na efetividade desta revista. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosangela Patriota Ramos, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professora Assistente Doutora no Programa de Pós-Graduação em Educação, Artes e História da Cultura (PPGEAHC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora Titular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na qual, desde 2017, integra o Corpo Permanente do Programa de Pós-Graduação em História da UFU em participação voluntária. Seus trabalhos têm se voltado preferencialmente para o diálogo entre História e Teatro. É autora de Vianinha - um dramaturgo no coração de seu tempo [São Paulo: Hucitec, 1999]; A Crítica de um Teatro Crítico [São Paulo: Perspectiva, 2007]; Teatro Brasileiro: Ideias de uma História [São Paulo: Perspectiva, 2012, em coautoria com J. Guinsburg]; História e Teatro: Discussões para o Tempo Presente [São Paulo: Edições Verona, 2013, ebook] e Antonio Fagundes no palco da história: um ator [São Paulo: Perspectiva, 2018].

Alcides Freire Ramos, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1986) e doutorado em História pela Universidade de São Paulo (1996). Professor Titular da Universidade Federal de Uberlândia ? UFU. Bolsista Produtividade do CNPq ? Nível 1D. Participa do Convênio Internacional entre a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e a Universidade de Coimbra. Integra o Comitê Científico do GT Nacional de História Cultural da ANPUH. Integra conselhos editoriais de alguns periódicos especializados. É um dos coordenadores do Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura (NEHAC), da série A História Invade a Cena (Editora Hucitec) e um dos editores do periódico eletrônico Fênix ? Revista de História e Estudos Culturais (www.revistafenix.pro.br) (ISSN - 1807-6971), além da coordenação editorial de Edições Verona). Publicou 47 capítulos de livros e 36 artigos científicos, que versam sobre as interfaces do diálogo História e Cinema, em periódicos especializados nacionais e internacionais. É autor de Cinema e História do Brasil [4ª. ed. (revisada) São Paulo: Edições Verona, 2013. v. único. 116p.], em colaboração com Jean-Claude Bernardet e de Canibalismo dos Fracos (Bauru: EDUSC, 2002. v. único. 362p). Colaborou no Dicionário do Teatro Brasileiro: Temas, Formas e Conceitos [2 ed. revista e ampliada, São Paulo: Perspectiva, 2009]. Participou da organização das seguintes obras: História e Cultura: espaços plurais [Asppectus, 2002]; A História Invade a Cena [Hucitec, 2008]; Imagens na História [Hucitec, 2008]; Olhares sobre a História [Hucitec, 2010]; Criações Artísticas, Representações da História [Hucitec, 2010]; Escritas e Narrativas Históricas na Contemporaneidade [Fino Traço, 2011]; Paisagens Subjetivas, Paisagens Sociais [São Paulo: Hucitec, 2012]; Temas de História Cultural [São Paulo: Hucitec, 2012]; Circularidades Políticas e Culturais: Percursos Investigativos [Hucitec, 2012]; Narrativas Ficcionais e Escrita da História [Hucitec, 2013]; Escritas da História: Ver, Sentir, Narrar [Hucitec: 2014]; Circularidades Políticas e Culturais: Fronteiras, Linguagens e Cidadania [Edições Verona, 2015]; Escritas, Circulação, Leituras e Recepções [Hucitec, 2017]; Memória Coletiva, Memória Individual e História Cultural [Edições Verona, 2018]; Confrontos entre História e Utopias ou o Centenário da Revolução Russa [Liber Ars, 2018], entre outras. 

Rodrigo de Freitas Costa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM - Uberaba-MG)

Professor Adjunto III do curso de História da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM - Uberaba-MG), Doutor em História pela Universidade Federal de Uberândia (2012), Mestre (2006) e graduado em História pela mesma Universidade (2003). Autor de Tambores na Noite: a drmaturgia de Brecht na cena de Fernando Peixoto, pela Editora Hucitec, 2010. Um dos editores do periódico eletrônico "Fênix - Revista de História e Estudos Culturais", coordenador de área do PIBID-História na UFTM e, a partir de 01/01/2016, membro do conselho diretivo da Associação Internacional Areia - Itália (Associazione Internazionale Areia). Coordenador do projeto de pesquisa Circularidades Culturais entre Brasil e Itália: estudo sobre cultura no século XX, financiado pela Capes e CNPq. Orientou, até a presente data, 11 trabalhos de conclusão de curso e 2 pesquisas de Iniciação Científica. Atualmente está em andamento 2 orientações de Trabalho de Conclusão de Curso, 2 orientações de Iniciação Científica e trabalhos relacionados ao PIBID (15 alunos do curso de graduação e 2 professoras de História da Educação Básica). É autor de artigos e capítulos de livros que tratam da temática pesquisada. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República e Teoria e Metodologia da História, atuando principalmente nos seguintes temas: História e Teatro, História Contemporânea, Ensino de História, Circularidades Culturais. 

Referências

SILVA, Robson Pereira da. Ney Matogrosso…para além do bustiê: performances da contraviolência na obra de Bandido (1976 – 1977). Curitiba: Appris, 2020.
PRADO, Giliard da Silva. A construção da memória da Revolução Cubana: a legitimação do poder nas tribunas políticas e nos tribunais revolucionários. Curitiba: Appris, 2018. 300p.
SILVEIRA, Guaracy Carlos da. O Pensamento de Pierre Lévy – comunicação e tecnologia. 1 ed. Curitiba: Appris, 2019.
Publicado
2020-08-14
Como Citar
Ramos, R. P. ., Ramos, A. F. ., & Costa, R. de F. . (2020). QUINZE ANOS DE EXISTÊNCIA. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 17(1), 0-00. Recuperado de https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/54