OS CPCS E AS FAVELAS

ENTRE A ARTE E A POLÍTICA

Autores

  • Thiago de Faria e Silva Universidade de São Paulo – USP

Palavras-chave:

CPC da UNE, História das Favelas, História da Arte

Resumo

O artigo pretende resgatar, por meio da análise de algumas obras artísticas do CPC da UNE e do CPC de São Paulo, as discussões realizadas sobre o tema das favelas. Adota-se uma perspectiva comparativa entre as atuais discussões sobre as favelas e as questões ensejadas pelas experiências da década de 60.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago de Faria e Silva, Universidade de São Paulo – USP

Doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo e professor na rede pública municipal de São Paulo. O presente artigo foi desenvolvido a partir da dissertação de mestrado: SILVA, Thiago de Faria e. Audiovisual, Memória e Política: os filmes Cinco vezes favela (1962) e 5x favela, agora por nós mesmos (2010). 2011. Dissertação (Mestrado em História Social) – FFLCH, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. A pesquisa contou com o apoio de bolsa da CAPES.

Referências

AMARO, Cuíca de Santo. Cuíca de Santo Amaro: controvérsias no cordel. Introdução e seleção: Mark J. Curran. São Paulo: Hedra, 2000.

GOMES, Manoel. As lutas do povo do Borel. Rio de Janeiro: Edições Muro, 1980.

GULLAR, Ferreira. Quem matou Aparecida: história de uma favelada que ateou fogo às vestes. In: GULLAR, Ferreira. Toda poesia. Rio de Janeiro: José Olympio, 2004.

JABOR, Arnaldo. A Estória do Formiguinho ou deus ajuda os bão. In: JABOR, Arnaldo. O melhor teatro do CPC da UNE. São Paulo: Global, 1989.

KNISPEL, Gerson. O degelo entre o artista e o povo, a propósito de um calendário popular do CPC. Revista Brasiliense, n. 44, nov./dez. 1962.

LACERDA, Carlos. Depoimento. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1987.

LIMA, N. V. T. O movimento de favelados do Rio de Janeiro – Políticas do Estado e Lutas Sociais (1954-1973). 1989. Dissertação (Mestrado em Ciências Políticas) – IUPERJ, Rio de Janeiro, 1989.

MEDINA, Carlos Alberto de. A favela e o demagogo. São Paulo: Livraria Martins, 1964.

MORAES, Dênis de. Vianinha: cúmplice da paixão. Rio de Janeiro: Record, 2000.

OLIVEIRA, Francisco. Privatização do público, destituição da fala e anulação da política: o totalitarismo neoliberal In: OLIVEIRA, Francisco; PAOLI, Maria Célia. (Orgs.). Os sentidos da democracia. Petrópolis: Vozes, 2000.

PEREIRA, G. R. Santos. A favela vista com talento por dois e com miopia por três: Cinco vezes favela. Diário Carioca. 5 dez. 1962.

PEREZ, Maurício Dominguez. Lacerda na Guanabara: a reconstrução do Rio de Janeiro nos anos 60. Rio de Janeiro: Odisseia, 2007.

SANTOS, Perla Cristina da Costa. Novos atores sociais na mediação favela e cidade: as Organizações Não-Governamentais (ONGs). 2007. Dissertação (Mestrado em Serviço Social). Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, 2007.

SILVA, Thiago de Faria e. Audiovisual, Memória e Política: os filmes Cinco vezes favela (1962) e 5x favela, agora por nós mesmos (2010). (Mestrado em História Social), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

VALLADARES, Licia do Prado. A invenção da favela: do mito de origem a favela.com. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2005.

Downloads

Publicado

2014-06-17

Como Citar

de Faria e Silva, T. . (2014). OS CPCS E AS FAVELAS: ENTRE A ARTE E A POLÍTICA. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 11(1), 1–22. Recuperado de https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/552