POR UMA HISTÓRIA DO POLÍTICO

Autores

  • Jonathan Marcel Scholz Universidade Estadual de Maringá – UEM

Palavras-chave:

Por uma história do político, Pierre Rosanvallon

Resumo

No século XX, inegavelmente os Annales foram a tendência historiográfica – francesa – mais inspiradora e consumida pelos departamentos e programas de pós-graduação em história das universidades brasileiras. Entretanto, nesse início de século XXI, novas tendências e outros historiadores de origem francesa vão se firmando no cenário intelectual e no circuito historiográfico. É sobre uma dessas “novas” interpretações, pelo menos muito recente em terras tupiniquins, que o livro Por uma história do político de autoria de Pierre Rosanvallon trata.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonathan Marcel Scholz, Universidade Estadual de Maringá – UEM

Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História, linha de pesquisa em Política e Movimentos Sociais, da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Referências

LYNCH, C. A democracia como problema: Pierre Rosanvallon e a escola francesa do político. In: ROSANVALLON, P. Por uma história do político. São Paulo: Alameda, 2010.

RÉMOND, R. Por que a história política? Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 7, n. 13, 1994.

ROSANVALLON, P. Por uma história filosófica do político. In: ROSANVALLON, P. Por uma história do político. São Paulo: Alameda, 2010.

Downloads

Publicado

2014-06-17

Como Citar

Marcel Scholz, J. . (2014). POR UMA HISTÓRIA DO POLÍTICO. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 11(1), 1–8. Recuperado de https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/555