O MANUAL NOVO SECRETARIO PORTUGUEZ OU CÓDIGO EPISTOLAR ANUNCIADO NOS JORNAIS OITOCENTISTAS

A CIRCULAÇÃO DO ENSINO DE CIVILIDADE NA PROVÍNCIA DA PARAÍBA

Autores

  • Socorro Queiroga Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Kaline Gonzaga Barboza Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Palavras-chave:

Civilidade, Escrita epistolar, Manuais de Escrever Cartas, Jornais oitocentistas

Resumo

Este trabalho tem como objetivo evidenciar a circulação do Manual de Escrever Cartas Novo Secretario Portuguez ou Código Epistolar na Província da Paraíba por meio de dois jornais oitocentistas: A Regeneração (1861) e O Publicador (1864). Tendo caráter histórico e considerando que a fonte primária circulou por lares e por instituições de ensino da província paraibana, difundindo as regras da escrita epistolar e nos dando pistas do projeto civilizador no século XIX, utilizando-se dos jornais para divulgação dos anúncios. A pesquisa foi construída a partir da ideia, de que além do caráter documental, os manuais de civilidade se constituíram como fontes de pesquisa com interesses históricos, culturais, educacionais entre outros, permitindo ao pesquisador utilizar tanto sua forma, quanto seu conteúdo. Como resultado, observamos a estreita ligação da escrita epistolar com o ideário civilizatório e da presença das regras epistolares ao longo da história, sendo os jornais um dos veículos para divulgação e circulação desses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, Fátima. Paraíba: Imprensa e Vida.Campina Grande: Grafset, 1986.

BARBOSA, Socorro de Fátima P. A Arte de Adaptar Livros no Século XIX: O Novo Secretário Português ou O Código Epistolar, por J.I.Roquette. Revista de História e Estudos Culturais. Maio/Junho/Julho/Agosto.vol 8. AnoVIII n°2, 2011.

BARBOSA, Socorro P. Códigos, regras e ornamentos nos secretários, manuais e métodos de escrever cartas: a tradição luso-brasileira. In: Veredas: Revista da Associação Internacional de Lusitanistas. Santiago de Compostela. Volume 15 – junho 2011, p 81.

Disponível em: http://www.lusitanistasail.org/publicacoes/revista.

CECCHIN, Cristian; CUNHA, Maria Teresa Santos. Tenha modos! Educação e sociabilidades em manuais de civilidade e etiqueta (1900 – 1960). IN: X Simpósio Internacional processo Civilizador. Campinas, SP, 2007,

Disponível em: www.uel.br/grupo-estudo/…/portugues/…PDF/Cristiane_Cecchin.pdf

ELIAS, Nobert. O processo civilizador: Uma história dos Costumes, vol. 1. Editora: Rio de Janeiro, 1990.

GOMÉZ, Antonio Castillo. Como o polvo e o camaleão se transformam: modelos e práticas epistolares na Espanha moderna. In: BASTOS, Maria Helena Câmara et al (org.). Destinos das letras. História, educação e escrita epistolar. Passo Fundo: UPF, 2002.

JORNAL O PUBLICADOR, Província da Parahyba do Norte, 17 de outubro de 1864.

MARTINS, Eduardo. Primeiro Jornal Paraibano. Apontamentos históricos. João Pessoa: A União Cia. Editora, 1976.

ROQUETTE, J.I. Novo Secretario Portuguez ou Codigo Epistolar. 10 ed: Francisco Alves e Cia. Rio de janeiro, São Paulo e Minas, [s/d].

SCHWARCZ, L.M. Introdução. In: J.L. ROQUETTE, Código do Bom-tom, ou, Regras de civilidade e de bem viver no século XIX. São Paulo, Companhia das Letras, 1997.

TEIXEIRA JÚNIOR, N. J. O jornal Correio Mercantil e a circulação de livros didáticos na Bahia oitocentista. In: VII Congresso Brasileiro de História da Educação, 2013, Cuiabá-MT. VI Congresso Brasileiro de História da Educação, 2013.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

Queiroga, S. ., & Barboza, K. G. . (2017). O MANUAL NOVO SECRETARIO PORTUGUEZ OU CÓDIGO EPISTOLAR ANUNCIADO NOS JORNAIS OITOCENTISTAS: A CIRCULAÇÃO DO ENSINO DE CIVILIDADE NA PROVÍNCIA DA PARAÍBA. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 14(1). Recuperado de https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/565