PARA UMA CARTOGRAFIA DO PROGRAMA ESCOLA SEM PARTIDO

Autores

  • Jair Miranda de Paiva Universidade Federal do Espírito Santo – UFES/São Mateus

Palavras-chave:

Escola Sem Partido, Cartografia, Dogmatismo, Defesa da escola

Resumo

Este artigo investiga o programa denominado escola sem partido na perspectiva da cartografia. Consideramos que o programa se sustenta numa imagem dogmática do pensamento e demonstra que, a par de sua tosca leitura sobre realidade da educação e com o pretexto de defender alunos, crianças, adolescentes e até universitários, denominados “audiência cativa”, o programa representa um avanço do conservadorismo, da simplificação, dos clichês na educação, levando à impotência do professor, mediante incentivo a delações e judicialização do espaço de ensinar. Sustenta, em defesa da escola, que há sinais de potências curriculares e de pensamento criativo na escola. Finalmente, aponta a necessidade de defesa da escola como construção do espaço público, da convivência com o conflito, da afirmação da pluralidade, da convivência respeitosa na divergência, diante do pouco compromisso com a aceitação das diferenças demonstrado pelo programa citado.

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Publicado

2017-06-30

Como Citar

Paiva, . J. M. de . (2017). PARA UMA CARTOGRAFIA DO PROGRAMA ESCOLA SEM PARTIDO. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 14(1). Recuperado de https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/575