CULTURA POPULAR NA IDADE MÉDIA E NO RENASCIMENTO

REVISITANDO UM CLÁSSICO

Autores

  • André Luis Bertelli Duarte Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Palavras-chave:

A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento, BAKHTIN

Resumo

Uma das maiores obras de estética literária chega, no Brasil, à sexta edição, fato que, por si só, atesta sua importância e pertinência. A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais, do teórico da literatura russo Mikhail Bakhtin, explora um viés um tanto obscuro, para a crítica literária do período em que foi lançado, não apenas na obra de François Rabelais, mas fortemente nele: a influência das fontes populares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luis Bertelli Duarte, Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Graduando em História pela Universidade Federal de Uberlândia e integrante do Núcleo de Estudos em História da Arte e da Cultura (NEHAC). Bolsista do CNPq.

Referências

AUERBACH, Eric. Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental. São Paulo: Perspectiva, 2004.

BAKHTIN, Mikhail. A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. Tradução de Yara Frateschi Vieira. São Paulo/Brasília: Hucitec/Editora Universidade de Brasília, 2008.

FEBVRE, Lucian. O Problema da Descrença no Século XVI: a religião de Rabelais. Paris/Lisboa: Éditions Albin Michel/Editorial Inicio, 1970.

Downloads

Publicado

2008-06-30

Como Citar

Bertelli Duarte, A. L. . (2008). CULTURA POPULAR NA IDADE MÉDIA E NO RENASCIMENTO: REVISITANDO UM CLÁSSICO. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 5(2), 1–7. Recuperado de https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/59