O LUGAR DA COMÉDIA NA CONSTRUÇÃO HISTORIOGRÁFICA DO TEATRO BRASILEIRO MODERNO

Autores

  • André Luis Bertelli Duarte Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Palavras-chave:

comédia, teatro, modernização, cultura brasileira

Resumo

Na construção historiográfica do teatro brasileiro moderno, as formas da comédia popular foram “superadas” a partir da implantação de novas formas teatrais, expoentes de uma visão de mundo mais condizente com as conquistas da modernidade. Este artigo procura demonstrar que esta construção teórica e discursiva legitima um determinado projeto cultural e civil para o país que remonta ao século XIX e recebe nova roupagem em meados do século XX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luis Bertelli Duarte, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutorando em História pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia (PPGHIS/UFU), linha de pesquisa “Linguagens, Estética e Hermenêutica”. Professor de História da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia – ESEBA/UFU. 

Referências

ARÊAS, Vilma. A comédia de costumes. In. FARIA, João Roberto (dir). História do Teatro Brasileiro, volume I: das origens ao teatro profissional da primeira metade do século XX. São Paulo: Perspectiva: Edições SESCSP, 2012.

DORIA, Gustavo. Moderno Teatro Brasileiro: crônica de suas raízes. Rio de Janeiro: Serviço Nacional de Teatro, 1975.

GUINSBURG, J. e PATRIOTA, R. Teatro Brasileiro: ideias de uma história. São Paulo: Perspectiva, 2012.

MAGALHÃES, Vânia. Os Comediantes. In: BRANDÃO, Tânia (org.). O Teatro Através da História. v.2 Teatro Brasileiro. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 1994.

PAVIS, Patrice (org.) Dicionário de Teatro. Tradução para a língua portuguesa sob a direção de J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. São Paulo: Perspectiva, 1999.

PRADO, Décio de Almeida. História Concisa do Teatro Brasileiro. São Paulo: Edusp, 1999.

PRADO, Decio de Almeida. O Teatro Brasileiro Moderno. 2ª edição. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2003.

OLIVEIRA, Mariana. O lugar da comédia em meio às ideias de fundação e de formação na história do teatro brasileiro: o gênero que produz memória. In. RABETTI, B. (org.) O Lugar da Comédia em Meio às Ideias de Fundação, Formação e Tradição no Teatro Brasileiro. Folhetim – cadernos monográficos 02. Rio de Janeiro, 2005.

SOUZA, Maria Cristina. As origens do teatro de revista brasileiro sob a corte do Momo Napoleão ou a chegada triunfal das plagas portuguesas às selvas tropicais. In: AQUINO, R.; MALUF, S. Reflexões Sobre a Cena. Maceió: Edufal, Salvador: Edufba, 2005.

VESENTINI, Carlos Alberto. A Teia do Fato: uma proposta de estudo sobre a Memória Histórica. São Paulo: Hucitec, 1997.

Downloads

Publicado

2014-12-15

Como Citar

Bertelli Duarte, A. L. . (2014). O LUGAR DA COMÉDIA NA CONSTRUÇÃO HISTORIOGRÁFICA DO TEATRO BRASILEIRO MODERNO. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 11(2), 1–18. Recuperado de https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/592