DA DIALÉTICA AO DELÍRIO NA TERRA DO TRANSE

  • Cíntia Christiele Braga Dantas Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Palavras-chave: Dialética, Transe, Delírio, – Revolução da Consciência

Resumo

Nos filmes de Glauber Rocha existe uma tentativa de materializar o processo de conscientização, por meio da trajetória de personagens que buscam superar a condição de dependência, típica de um país subdesenvolvido que um dia fora colônia. A superação dessa condição seria alcançada pela revolução, que no caso brasileiro aconteceria não pela via da razão esclarecida, mas sim pelo transe , pela instabilidade das consciências. A proposta aqui é pensar por quais motivos o uso do método dialético é insuficiente na leitura do transe  revolucionário de Glauber Rocha. A busca pelo método mais adequado de interpretação do universo glauberiano seria solucionada após a descoberta do delírio, entendido como uma espécie de anti-método, ou, desvio do caminho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cíntia Christiele Braga Dantas, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutoranda em História pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Referências

ARENDT, Hannah. Da revolução. Trad. Fernando Dídimo Vieira. Brasília e São Paulo: Universidade de Brasília e Ática, 1988.

BENTES, Ivana. Terra de fome e sonho: o paraíso material de Glauber Rocha, IN: FUNDAÇÃO SANTILLANA. Ressonâncias do Brasil. Santillana del mar: Espanha, p. 90-109, 2002.

BRITO JR, Bajonas Teixeira. Lógica do disparate. Vitória: Edufes, 2001.

BRITO JR, Bajonas Teixeira. Método e delírio. Vitória: Edufes, 2003.

CARRILHO, Arnaldo. Da fome à falta de razão: o discurso (geo)político de Glauber, In: PIERRE, Sylvie. Glauber Rocha: textos e entrevistas com Glauber Rocha. Campinas: Papirus, 1996.

ELIADE, Mircea. O mito do eterno retorno. Tradução José A. Ceschin. São Paulo: Mercuryo, 1992.

GERBER, Raquel. O mito da civilização atlântica: cinema, política e estética do inconsciente. Petrópolis: Vozes, 1982.

PEREIRA, Miguel. Entrevista a Glauber Rocha, concedida em 1979, I n: Revista ALCEU - v.7 - n.13 - p. 5 a 21 - jul. - dez. 2006. http://revistaalceu.com.puc-rio.br/media/alceu_n13_Pereira.pdf

ROCHA, Glauber. Estética do sonho, In: PIERRE, Sylvie. Glauber Rocha: textos e entrevistas com Glauber Rocha. Campinas: Papirus, 1996.

SCHWARZ, Roberto. Um mestre na periferia do capitalismo: Machado de Assis. São Paulo: Duas Cidades. 1990.

STAM, Robert & SHOAHT, Ella. Crítica da imagem eurocêntrica. Tradução Marcos Soares. São Paulo: Cosac Naify, 2006.

STAM, Robert. Tropical Multiculturalism: A Comparative History of Race in Brazilian Cinema and Culture. Durham: Duke University Press, 1997.

XAVIER, Ismail. Alegorias do subdesenvolvimento. São Paulo: Brasiliense, 1993.

Publicado
2014-12-15
Como Citar
Braga Dantas, C. C. . (2014). DA DIALÉTICA AO DELÍRIO NA TERRA DO TRANSE. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 11(2), 1-21. Recuperado de https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/594