TEORIA CRÍTICA PARA ALÉM DE FRANKFURT: UMA RESENHA DE “EL DISCRETO ENCANTO DE LA MODERNIDAD"

IDEOLOGÍAS CONTEMPORÁNEAS Y SU CRÍTICA”, DE STEFAN GANDLER

  • Leomir C. Hilário Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ
Palavras-chave: El discreto encanto de la modernidad: ideologias contemporáneas y su crítica, Stefan Gandler

Resumo

Porém, passar da constatação de que Frankfurt não é o locus da teoria crítica para o exercício da crítica para além de Frankfurt é um impulso quase inexistente.
Refiro-me a uma teoria crítica marcadamente não-eurocêntrica ou periférica, ou seja, não apenas fora de Frankfurt, mas muito além de Frankfurt, para lá do continente Europeu. É a esta tarefa a que se dedica Stefan Gandler em toda sua obra, em especial seu último livro lançado no final de 2013 pela Siglo XXI Editores, intitulado El discreto encanto de la modernidad: ideologías contemporáneas y su crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leomir C. Hilário, Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ

Psicólogo. Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal de Sergipe (NPPS-UFS) e doutorando em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGPS-UERJ).

Referências

DUBIEL, Helmut. La teoria crítica: ayer e hoy. Iztapalapa: Universidad Autónoma Metropolitana, 2000.

GANDLER, Stefan. El discreto encanto de la modernidad: ideologias contemporáneas y su crítica. Siglo XXI Editores: Universidade Autónoma de Querétaro, 2013.

GANDLER, Stefan. Releer a Marx en el siglo xxi Fetichismo, cosificación y apariencia objetiva. Dialectica, n. 38, ano 30, 2006. Disponível em: http://www.revistadialectica.org/38/archivos/38_releer_marx.pdf

JAY, Martin. A imaginação dialética: história da Escola de Frankfurt e do Instituto de Pesquisas Sociais, 1923-1950. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008.

WIGGERSHAUS, Rolf. A Escola de Frankfurt: história, desenvolvimento teórico, significação política. 2. Ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2006.

Publicado
2014-12-15
Como Citar
C. Hilário, L. . (2014). TEORIA CRÍTICA PARA ALÉM DE FRANKFURT: UMA RESENHA DE “EL DISCRETO ENCANTO DE LA MODERNIDAD": IDEOLOGÍAS CONTEMPORÁNEAS Y SU CRÍTICA”, DE STEFAN GANDLER. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 11(2), 1-6. Recuperado de https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/628