CINEMA E HISTÓRIA
REPRESENTAÇÕES DO AUTORITARISMO EM MEMÓRIAS DO CÁRCERE DE NELSON PEREIRA DOS SANTOS
Resumo
Este artigo discute “Memória do Cárcere”, filme de Nelson Pereira dos Santos, baseado em obra homônima de Graciliano Ramos, de modo a mostrar as apropriações feitas pelo cineasta da obra literária, bem como os diálogos entre arte e sociedade.
Downloads
Referências
CANCELLI, Elizabeth. O mundo da violência: a polícia da Era Vargas. Brasília: Editora da UnB, 1993.
CAPELATO, Maria Helena Rolim. Multidões em cena: propaganda política no varguismo e no peronismo. São Paulo: Papirus, 1998.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1988.
D’AVILA, Roberto (org.). Nelson Pereira dos Santos. In: Os cineastas: conversas com Roberto D’Avila. Rio de Janeiro: Editora Bom Texto, 2002.
FERREIRA, Jorge. Prisioneiros do mito: cultura e imaginário dos comunistas no Brasil (1930-1956). Niterói/Rio de Janeiro: EDUFF/Mauad, 2002.
LEVINE, Robert M. Pai dos pobres? O Brasil e a era Vargas. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
RAMOS, Graciliano. Memórias do Cárcere. 32ª ed. Rio de Janeiro: Record, 1996.
RIDENTI, Marcelo Siqueira. O fantasma da revolução brasileira. São Paulo: Edusp, 1993.
ROSE, R.S. Uma das coisas esquecidas: Getúlio Vargas e controle social no Brasil /1930-1954. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
SALEM, Helena. Nelson Pereira dos Santos: o sonho possível do cinema brasileiro. Rio de Janeiro: Record, 1996, p. 333.
SKIDMORE, Thomas. Brasil: de Castelo a Tancredo - 1964-1985. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988
SCHWARCZ, Lilia Moritz et. all. Capitalismo tardio e sociabilidade moderna. In: SCHWARCZ, Lilia Moritz. (org.) História da vida privada no Brasil: contrastes da intimidade contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
XAVIER, Ismail. Graciliano herói. In: Revista Filme Cultura. Rio de Janeiro: EMBRAFILME, nº 44, abril/ agosto 1984.
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). Em virtude de os artigos serem publicados nesta revista de acesso público, eles são de uso gratuito, com atribuições próprias, não-comerciais.