VANGUARDA PAULISTA

APONTAMENTOS PARA UMA CRÍTICA MUSICAL

  • José Adriano Fenerick Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Vanguarda Paulista, Indústria Cultural, Música Popular Brasileira

Resumo

Este artigo é um estudo sobre a crítica cultural (musical) contida nas canções da chamada Vanguarda Paulista. Inseridos no campo dos alternativos e independentes do começo da década de 1980, e portanto distantes das regras impostas pelo grande mercado de música no país, os integrantes da Vanguarda Paulista criaram um contraponto crítico e importante, registrado em suas canções, para se pensar a produção musical brasileira disseminada pela indústria cultural nos últimos 20 anos. Assim, ao analisar algumas de suas canções, este estudo procura pontuar e debater alguns aspectos da cultura musical brasileira recente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Adriano Fenerick, Universidade de São Paulo

Doutor em História pela FFLCH-USP.

Referências

ADORNO, T. W. “Crítica Cultural e Sociedade”, in: Prismas. SP; Ática, 2001.

ARAÚJO, P. C. Eu não sou cachorro, não. Música popular cafona e ditadura militar. RJ: Record, 2002.

CALADO, C. “Evento comemora 21 anos do Lira Paulistana”, Clique Music, 07/08/2000 www.cliquemusic.com.br (acessado em 15/08/2003)

CORRÊA, Tupã G. Rock, nos passos da moda: mídia, consumo x mercado. Campinas, SP: Papirus, 1989.

COSTA, Iná C. “Quatro notas sobre a produção independente de música”. In: Arte em Revista. SP: CEAC, ano 6, n.º 8, 1984.

CHAUÍ, M. Conformismo e Resistência. Aspectos da cultura popular no Brasil. 3ª ed., SP: Brasiliense, 1989.

DAPIEVE, A. Brock. O rock brasileiro dos anos 80. SP: Ed. 34, 1995.

DIAS, Márcia T. Os Donos da Voz. Indústria fonográfica brasileira e a mundialização da cultura. SP: Boitempo, 2000.

ECO, Umberto. “ A estrutura do mau gosto”. In: Apocalípticos e Integrados. 6ª ed. SP: Perspectiva, 2001.

GUEZZI, D. R. De um porão para o mundo. A Vanguarda Paulista e a produção independente de LPs do selo Lira Paulistana nos anos 80 – um estudo dos campos fonográficos e musical. Mestrado (Dissertação em História). Universidade Estadual de Campinas, 2003.

Guimarães, A. C. M. A “Nova Música” Popular de São Paulo. Mestrado (Dissertação em História). Universidade Estadual de Campinas, 2003.

JAMESON, F. A Cultura do Dinheiro. Ensaios sobre a globalização. Trad. de Maria Elisa Cevasco e Marcos C. De Paula Soares, 2ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

Publicado
2007-06-14
Como Citar
Fenerick, J. A. . (2007). VANGUARDA PAULISTA: APONTAMENTOS PARA UMA CRÍTICA MUSICAL. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 4(2), 1-20. Recuperado de https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/729