JOGOS TEATRAIS NA SALA DE AULA

UM MANUAL PARA O PROFESSOR

  • Maria Abadia Cardoso Universidade Federal de Uberlândia – UFU
Palavras-chave: Jogos teatrais na sala de aula: o livro do professor, Viola Spolin

Resumo

Da diversidade de elementos que a palavra teatro apresenta, é consensual que sua essência reside na transformação do ator em personagem. Apesar de aparentemente simples, essa definição não pode excluir que, da passagem de um para o outro, há um complexo processo e uma série de questões a serem consideradas. É justamente explorando as particularidades de cada uma dessas instâncias e apresentando novos aspectos, conceitos e possibilidades da linguagem teatral, e especialmente da articulação teatro/educação, que o livro de Viola Spolin “Jogos Teatrais na sala de aula: o livro do professor” se organiza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Abadia Cardoso, Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Mestre em História pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e integrante do Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura (NEHAC). Dentre suas publicações destacam-se: CARDOSO, Maria Abadia. Filosofia e Dramaturgia: a construção de uma realidade humana em Mortos Sem Sepultura (Jean-Paul Sartre, 1945). Fênix – Revista de História e Estudos Culturais, Uberlândia, v. 2, n. 1, p. 1-22, 2005. Disponível em: <www.revistafenix.pro.br>; CARDOSO, Maria Abadia. Entre o orgulho e a possibilidade de transformação: o engajamento em Mortos sem Sepultura de Jean-Paul Sartre. Fênix – Revista de História e Estudos Culturais, Uberlândia, v. 2, n. 2, p. 1-17, 2005. Disponível em: <www.revistafenix.pro.br>.

Referências

SPOLIN, Viola. Jogos teatrais na sala de aula: o livro do professor. Tradução de Ingrid Dormien Koudela. São Paulo: Perspectiva, 2007.

Publicado
2007-06-14
Como Citar
Cardoso, M. A. (2007). JOGOS TEATRAIS NA SALA DE AULA: UM MANUAL PARA O PROFESSOR. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 4(2), 1-5. Recuperado de https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/733