DEVOÇÃO PARA ACUDIR NA VIDA E AMPARAR NA MORTE

SÃO MIGUEL ARCANJO E AS ALMAS DO PURGATÓRIO

  • Mauro Dillmann Universidade Federal do Rio Grande – FURG
Palavras-chave: São Miguel, Almas, Devoção, Purgatório

Resumo

Este artigo apresenta uma interpretação de algumas representações de São Miguel Arcanjo e sua devoção, sobretudo sua importância para os cristãos-católicos enquanto protetor na vida e na morte, especialmente na sua função de intermediário para o socorro das almas do Purgatório, no período da História Moderna ocidental. Para tal, vale-se da análise de fontes escritas publicadas em Portugal, principalmente livros religiosos de devoção. O recorte temporal privilegia o século XVIII, mas também considera outros períodos por tratar-se de concepções religiosas que ultrapassam marcos temporais rígidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, Ana Cristina. Morte. In: AZEVEDO, Carlos Moreira (Dir.). Dicionário de História Religiosa de Portugal. Rio de Mouro: Centro de Estudos de História religiosa da Universidade Católica Portuguesa, 2000.

ARIÈS, Philippe. O homem perante a morte. vol. II. Sintra: Europa-América, 1977.

BONETA, Joseph. Gritos das almas no Purgatório e meios para os aplacar. Porto: Tipografia do Jornal do Porto, 1869 [1711].

BOSCHI, Caio César. Os leigos e o poder. Irmandades Leigas e Política colonizadora em Minas Gerais. São Paulo: Ática, 1986.

CAMPOS, Adalgisa. A portada da Capela de São Miguel e a veneração às almas do purgatório, Vila Rica – Brasil (século XVIII). In.: SCHUMM. Petra. Barrocos y Modernos.. Frankfurt: Vervuert; Madrid: Iberoamericana, 1998.

CARVALHO, Abílio Pereira de. História de uma confraria (1677-1855). Viseu: Tipografia Guerra, 1989.

EVARISTO, Carlos. A Real Irmandade de São Miguel da Ala. História e Estatutos – A devoção portuguesa a São Miguel, Anjo de Portugal e da Paz. Fátima: Regina Mundi Press, 2002.

FRANCO, João. Sermões vários do P. Fr. João Franco. Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal, 1734.

FLECK, Eliane; DILLMANN, Mauro. “A Vossa graça nos nossos sentimentos”: a devoção à Virgem como garantia da salvação das almas em um manual de devoção do século XVIII. Revista Brasileira de História, v.32, n.63, jan.-jun, p.83-118, 2012.

LACOSTE, Jean-Yves (Dir.). Dicionário Crítico de Teologia. Tradução de Paulo Meneses. São Paulo: Paulinas e Loyola, 2004.

LEAL, J.B. de Freitas. Devocionário das Almas do Purgatório, extraído de várias publicações piedosas, escritas na língua inglesa, especialmente do livro do Mt Revd Cônego William Moser, “All Souls’ Forget me not”. Funchal: Tip. Camões, 1894.

LE GOFF, Jacques. O Nascimento do Purgatório. Lisboa: Estampa, 1993.

NUNES, Pedro Miguel Oliveira. Santos, Demónios e Pecadores: do horror do pecado ao milagre da santificação. Portugal: Pearlbooks, 2011.

OLIVEIRA, Anderson José Machado de. Devoção negra: santos pretos e catequese no Brasil colonial. Rio de Janeiro: Quartet, 2008.

ROIG, Juan Ferrando. Iconografía de los santos. Barcelona: Ediciones Omega, 2000.

SANTÍSSIMA, Manoel de Maria. Devoto instruído na vida e na morte em que se suaviza a Lei do Senhor. Lisboa, Regia Off . Typografia, 1792.

VITALI, Francisco. O mez das almas do Purgatório. Tradução francesa de M. de Valette. Lisboa. Oficina typographica, Biblioteca Nacional de Portugal, 1887.

VOVELLE, Michel. As almas do purgatório ou o trabalho de luto. São Paulo: Unesp, 2010.

Publicado
2015-12-21
Como Citar
Dillmann, . M. . (2015). DEVOÇÃO PARA ACUDIR NA VIDA E AMPARAR NA MORTE: SÃO MIGUEL ARCANJO E AS ALMAS DO PURGATÓRIO. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 12(2). Recuperado de https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/737
Seção
Artigos