LEDO ENGANO

100 ANOS DE GRANDE OTELO OU SEBASTIÃO PRATA? (SUJEITO, PERSONAGENS OU PRODUTO CULTURAL)

  • Tadeu Pereira dos Santos Universidade Federal de Uberlândia – UFU
  • Maria Clara Tomaz Machado Universidade Federal de Uberlândia
Palavras-chave: Comemoração, Sebastião Bernardes de Souza Prata, Grande Otelo

Resumo

 Este texto problematiza a comemoração dos 100 anos de Sebastião Prata, que por vezes é tomada como sendo a de Grande Otelo. Procura evidenciar as peculiares naturezas de ambos, refletindo sobre aproximações e distanciamentos, bem como sobre o modo como o celebrismo destitui a reflexão. Nesse sentido, o ano de 2015 se firma como um lugar de memória por uma ótica memorialística, cuja diversidade de representações, por usos e abusos, renova o passado. Tal fato é equivalente e reduz a experiência de Prata à sua arte, ou melhor, à sua dimensão pública, a qual espraia como se fosse expressiva do seu existenciário e nos faz lembrar apenas da sua condição de ator. Desta feita, discutimos o processo que institui modos de lembrá-lo como Grande Otelo em esquecimento a Prata.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANSART, Pierre. História e Memória dos Ressentimentos. In: BRESCIANI, Stella & NAXARA, Márcia (Orgs). Memória e (Res)sentimento: Indagações sobre uma questão sensível, Campinas, Editora da Unicamp, 2004.

BRANT, Ana Clara. Otelo, o Grande. Jornal Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte, 15 fev. 2015. Caderno Cultura.

CABRAL, Sérgio. Grande Otelo: uma biografia. São Paulo: Editora 34, 2007.

COELHO, Carlos Guimarães. Otelo faz 100 anos?: Almanaque: Uberlândia de Ontem & Sempre, Uberlândia, ano 4, n. 8, 2015.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Disparates: Lire ce qui n’a jamais été écri”. In: DIDI-HUBERMAN, Georges. Atlas ou le gai savoir inquiet. Paris: Les Éditions de Minuit, 2011, p. 9-79. L’oeil de l’histoire.

LOBO, Guimarães. Makuna. In: Calendário em comemoração ao Centenário de Grande Otelo, Prefeitura Municipal de Uberlândia, Uberlândia: 2015.

PRATA, Sebastião Bernardes de Souza. Pedo Bloch entrevista Grande Otelo. In: Revista Manchete, Rio de Janeiro, n. 621, p. 41, 14 mar. 1964.

RICOUER, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Unicamp, 2010.

ROSSI, Paolo. O passado, a memória, o esquecimento. Seis ensaios da história. São Paulo: Edunesp, 2010.

Publicado
2015-12-21
Como Citar
Santos, T. P. dos ., & Machado, M. C. T. . (2015). LEDO ENGANO: 100 ANOS DE GRANDE OTELO OU SEBASTIÃO PRATA? (SUJEITO, PERSONAGENS OU PRODUTO CULTURAL). Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 12(2). Recuperado de https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/741
Seção
Artigos