HISTORIADORES EM COMUNICAÇÃO

CARTAS TROCADAS ENTRE POSSIDÔNIO QUEIROZ E ANITA PRESTES

  • Francisco Alcides do Nascimento Universidade Federal do Piauí – UFPI
Palavras-chave: Possidônio Queiroz, Anita Prestes, Cartas, Sociabilidade

Resumo

Este artigo resultou de pesquisa iniciada em 2012 quando tivemos acesso ao arquivo pessoal do intelectual Possidônio Nunes de Queiroz. Pode-se dizer que este, como a maioria dos intelectuais, deixou atrás de si uma massa importante de escritos pessoais, apropriados para fins de estudo, com autorização da família. Entre as pastas de correspondência organizadas por Queiroz, encontramos cartas de Anita Leocádia Prestes. A correspondência entre os dois logo me chamou atenção e passou a ser objeto de estudo. Graças a este fortuito achado, parte de tal material passou a ser o suporte empírico que deu base à construção desta narrativa, dada a relevância em discutir uma rede de sociabilidade nascida entre uma professora universitária, residente no Rio de Janeiro, e um intelectual que morava em uma pequena cidade localizada no sertão do Piauí. Os dois eram historiadores e, dentre os temas pesquisados por ambos, estava a Coluna Prestes. Esta os uniu através de cartas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARTIÈRES, Philippe. Arquivar a Própria Vida/Escrita de si /Escrita da História. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 11, n. 21, 1998.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. Prefácio Jeanne Marie Gagnebin. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 2012.

FREITAS, Pedro Ferrer Mendes de Freitas. Instituto Histórico de Oeiras. Revista do Instituto Histórico de Oeiras. Oeiras, n. 09, 1987.

GARCIA MARQUES, Gabriel. Memórias de minhas putas tristes. 18º ed. Tradução de Eric Nepomuceno. Rio de Janeiro: Record, 2008.

GOMES, Angela de. Escrita de si, escrita da História: a título de prólogo. In: GOMES, Angela de Castro. Escrita de si, escrita da história.. Rio de Janeiro: FGV, 2004.

GOMES, Ângela de Castro. Em família: a correspondência de Oliveira Lima e Gilberto Freire. Campinas: Mercando de Letras, 2005.

MUNSLOW, Alun, Desconstruindo a história. Tradução de Renata Gaspar Nascimento. Petrópolis: Vozes, 2009.

MEYER, Eugenia. O fim da memória. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 22, n. 43, jan-jun, p. 32, 2009.

NASCIMENTO, Francisco Alcides do; DEUS, Denilson Botelho de. Oeiras nos rastros do Cometa. In: BOTELHO, Denilson. (Org.). História e cultura urbana: a cidade como arena de conflitos. 1ªed. Rio de Janeiro: Multifoco, 2014, v. 01.

NUNES, Manoel Paulo. In: Possidônio Queiroz. Teresina: Fundação José Elias Tajra, 1995.

PRESTES, Luís Carlos. Comandante Luís Carlos Prestes no Instituto Histórico de Oeiras. Revista do Instituto Histórico de Oeiras. Oeiras, n. 09, 1987.

PROCHASSON, Christophe. “Atenção: Verdade!” Arquivos privados e renovação das práticas historiográficas. Estudos Históricos. n. 21, 1998.

QUEIROZ, Possidônio. Luís Carlos Prestes. Revista do Instituto Histórico de Oeiras. Oeiras, n. 09, 1987.

RÊGO, Expedito. Possidônio, o esquecido. In: Possidônio Queiroz. Teresina: Fundação José Elias Tajra, 1995.

VENÂNCIO, Giselle Martins. Memória guardada em papéis e livros. Trajetos. Revista de História UFC. Fortaleza, v. 3, n.6, p.67-84, 2005.

Publicado
2015-12-21
Como Citar
Nascimento, . F. A. do . (2015). HISTORIADORES EM COMUNICAÇÃO: CARTAS TROCADAS ENTRE POSSIDÔNIO QUEIROZ E ANITA PRESTES. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 12(2). Recuperado de https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/751
Seção
Dossiê