ACHEI QUE A HORA ERA ESSA

O SUICÍDIO NAS CARTAS DE ADEUS

Autores

Palavras-chave:

História, Suicídio, Cartas, Pós-modernidade, Subjetividades

Resumo

Qual o lugar do suicídio na História? A pergunta, sugestiva, entre outras coisas, de um problema de matriz epistemológica, é o mote a partir do qual se procura pensar as possibilidades de se historicizar um tema, aparentemente, não histórico. Este artigo tem a pretensão de apresentar o suicídio a partir de suas representações, presentes, especialmente, nas “cartas de adeus” deixadas pelos suicidas. Tomando como aporte teórico pensadores como Michel Foucault, Gilles Deleuze, Michel Certeau e Zygmunt Bauman, procuro estudar o suicídio numa dimensão temporal com vistas à possibilidade de entender como ele se configura na nossa atual condição histórica; bem como analisar, nas “cartas de adeus”, as representações e práticas atinentes ao universo suicida, percebendo como eles revelam aspectos culturais da pós-modernidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AUGÉ, Marc. Não-lugares: Introdução a uma antropologia da supermodernidade. 4 ed. Campinas, SP: Papirus, 2004.

BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido: sobre a fragilidade das relações humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

BAUMAN, Zygmunt. A arte da vida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.

CAMUS, Albert. O mito de Sísifo. 2 ed. Rio de Janeiro: BestBolso, 2012.

CASSORLA, Roosevelt M. S. O que é suicídio? São Paulo: Brasiliense, 1985.

CARDOSO, Betina Mariante. Associação entre o consumo de álcool e tentativas de suicídio no transtorno de humor bipolar. 2008. 109f. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas: psiquiatria) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

CASTELO BRANCO, Edwar de Alencar; BRITO, Fábio Leonardo Castelo Branco. Minha história começa na lua cheia e termina antes do fim: Cantos de morte nos escritos de Torquato Neto (1944-1972). In: Annais do XXVII Simpósio Nacional de História, Natal, 2013.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

CHARTIER, Roger. A história cultural. Entre práticas e representações. Rio de Janeiro: DIFEL, 1990.

DELEUZE, Guilles; GUATTARI, Félix. 28 de Novembro de 1947 – Como criar para si um corpo sem órgãos. In: DELEUZE, Guilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: Capitalismo e esquizofrenia, vol 3. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1996.

DIAS, Maria Luiza. Suicídio: Testemunhos de Adeus. São Paulo: Editora Brasiliense, 1991.

DURKHEIM, Émile. O suicídio: estudo sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

JENKINS, Jenkins. A História repensada. 3 ed. São Paulo: Contexto, 2007.

FOUCAULT, Michel. Nietzsche, a genealogia e a história. In: FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 20 ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2004.

LOPES, Fábio Henrique. Suicídio e saber médico: estratégias históricas de domínio, controle e intervenção no Brasil do século XIX. Rio de Janeiro: Ateliê 2007, 2007.

RODRIGUES, Júlia Camarotti. A entrevista clínica no contexto do risco de suicídio. 2009. 176f. Dissertação. (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) – Universidade de Brasília, Brasília, 2009.

Downloads

Publicado

2015-12-21

Como Citar

Lima, F. O. A. . (2015). ACHEI QUE A HORA ERA ESSA: O SUICÍDIO NAS CARTAS DE ADEUS. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 12(2). Recuperado de https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/752

Edição

Seção

Dossiê