SEDUÇÃO DA IMAGEM, DILEMAS DE CULTURA

A POSE

  • Carmem Lúcia Negreiros de Figueiredo Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ
Palavras-chave: Imagem e Cultura Brasileira, Guignard, Lima Barreto

Resumo

O artigo discute a intersecção de imagens de álbuns de família feitas pela pintura, literatura e fotografia. A partir de textos literários do Romantismo às primeiras décadas do século XX e de imagens do pintor modernista Alberto da Veiga Guignard (1896-1962), pretende-se refletir sobre a caracterização da pose, típica da fotografia, construída pela literatura e retomada pela pintura, como traço relevante na configuração de brasilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmem Lúcia Negreiros de Figueiredo , Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

Professora Adjunta de Teoria da Literatura da UERJ e Doutora em Teoria da Literatura pela UFRJ. Além de artigos como “Fragmento de história, lembrança de paisagem” (Revista de Letras da UNESP, nº 43, v.2., 2004), publicou os livros Lima Barreto e o fim do sonho republicano; Trincheiras de sonho: ficção e cultura em Lima Barreto (Tempo Brasileiro) e coordenou, com Antonio Houaiss, o volume Lima Barreto, da Coleção Archives/UNESCO.

 

Referências

ALENCAR, José de. As minas de prata. In: Obra completa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1960.

ALMEIDA, Manuel Antonio de. Memórias de um sargento de milícias. Rio de Janeiro: Tecnoprint, s/d.

BARTHES, Roland. A câmara clara. Tradução de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BENJAMIN, Walter. Pequena história da fotografia. In:Obras escolhidas I. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1987.

KOSSOY, Boris. Fotografia e história. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.

LEITE, Miriam Moreira. Retratos de família: leitura da fotografia histórica. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.

LIMA BARRETO, A. H. de. Feiras e Mafuás. In:Obras de Lima Barreto. São Paulo: Brasiliense, 1956.

MENEZES, Paulo Roberto A A trama das imagens: manifestos e pinturas no começo do século XX São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1997.

NAVARRA, Rubem. Iniciação à pintura acadêmica contemporânea. Revista Acadêmica. Rio de Janeiro, Ano 10, n. 65, abr. 1945.

NAVES, Rodrigo. A maldade de Guignard – Guignard, uma seleção da obra do artista. São Paulo: Centro Cultural São Paulo e Museu Lasar Segall, 1992.

OLIVEIRA, Francisco de. Crítica à razão dualista – O ornitorrinco. São Paulo: Boitempo, 2003.

SONTAG, Susan. Sobre fotografia. Tradução Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

Publicado
2006-09-14
Como Citar
Negreiros de Figueiredo , C. L. . (2006). SEDUÇÃO DA IMAGEM, DILEMAS DE CULTURA: A POSE. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 3(3), 1-18. Recuperado de https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/808