Populismo, uma discussão sobre o tema

Palavras-chave: Populismo, história, historiografia

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de traçar um panorama a respeito do conceito de Populismo, que teve grande importância para a historiografia brasileira da segunda metade do século XX, com  o intento de relacionar sociedade e Estado no Brasil no período que vai de 1930, quando se iniciou a primeira fase do governo  de Getúlio Vargas, até 1964, com o Golpe empresário-militar, que pôs  fim à experiência democrático-populista no país.  Inicialmente, tentarei contextualizar o entendimento de diversos autores a respeito do conceito de Populismo desde sua criação, com o grupo de Itatiaia, passando por aqueles que são considerados clássicos no tratamento do assunto, com os exemplos de Otávio Ianni e Francisco Wefort. Depois, abordarei a produção dos historiadores considerados contemporâneos em seus trabalhos a respeito do assunto (Ângela de Castro Gomes, Jorge Ferreira e Daniel Aarão Reis Filho), com o objetivo de apontar os questionamentos que são feitos à pertinência de sua utilização, os quais já têm início na década de setenta do século passado. Finalizando, procurarei apontar as propostas feitas por Ernesto Laclau a respeito do populismo no livro A razão populista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

- BORGES, Vera Lúcia Bogéa & BRITO, Leonardo Leônidas. História do Brasil III. v. 1, Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2011.

- FERREIRA, Jorge (Org). O Populismo e sua história: debate e crítica.4ª ed., Rio de Janeiro, editora Civilização Brasileira, 2017.

– RAMOS, Alberto Guerreiro. A crise do poder no Brasil . Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1961, Apud FERREIRA, Jorge (Org). O Populismo e sua história: debate e crítica.4ª ed., Rio de Janeiro, editora Civilização Brasileira, 2017.

- IANNI, Otávio. O colapso do populismo no Brasil. 5ª ed. Rio de Janeiro, ed. Civilização Brasileira, 1994.

– LOPES, Juarez Brandão. Sociedade industrial no Brasil . São Paulo, Difel, 1964, Apud FERREIRA, Jorge (Org). O Populismo e sua história: debate e crítica.4ª ed., Rio de Janeiro, editora Civilização Brasileira, 2017.

- KOSELLECK, Reinhart. Uma história dos Conceitos: Problemas teóricos e práticos. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n.10, 1992.

- LINHARES, Maria Yedda (Org). História Geral do Brasil. 6ª ed. Rio de Janeiro, ed. Campus, 1990.

– MERNDONÇA, Sônia Regina de. As bases do desenvolvimentos Capitalista dependente: da industrialização restringida à internacionalização. In LINHARES, Maria Yedda (Org). História Geral do Brasil. 6ª ed. Rio de Janeiro, ed. Campus, 1990.

- LACLAU, Ernesto. A razão populista. Tradução de Carlos Eugênio Marcondes de Moura, São Paulo, ed.Três Estrelas, 2008.

- LOEWENSTEIN, Karl. Brazil under Vargas. Nova York, Macmillan Company, 1944, apud FERREIRA, Jorge (Org). O Populismo e sua história: debate e crítica.4ª ed., Rio de Janeiro, Editora Civilização Brasileira, 2017.

- WEFFORT, Francisco. O Populismo na Política Brasileira. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1980.

Publicado
2022-05-20
Como Citar
ALFRADIQUE, C. (2022). Populismo, uma discussão sobre o tema. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 19(1), 60- 91. https://doi.org/10.35355/revistafenix.v19i1.927