Entre jogos de poder e persuasão de imagens

modos de ver a história política no Brasil

  • Jacqueline Siqueira Vigário Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Anna Paula Teixeira Daher Universidade Federal de Goiás - UFG
Palavras-chave: Fotografia, Política, Discurso, poder

Resumo

O artigo analisa três imagens fotográficas de figuras presidenciais com ideais políticos e partidos distintos a partir da ideia de que os três últimos presidentes brasileiros, em momentos de crise de seus governos, fizeram uso da mesma narrativa imagética para reafirmar a sua condição de poder. Convida o expectador a observar o paralelismo entre as três imagens, esmiuçando contrastes e metáforas de poder revelam concepções de poder político, constatando-se que há oposição entre as três imagens em seu conteúdo, mas na forma, são complementares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTONGIAVANNI, Nicholas. The Suit. NY: Harper Collins Publishers, 2006.

BARTHES, Roland. A mensagem fotográfica. In: COSTA LIMA, Luiz. Teoria da Cultura de Massa. 4ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

BRITO, Adriano. Em 3 pontos: o que deu errado no governo Dilma. In BBC Brasil. Notícias. 12 mai 2016. Disponível em https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/05/160511_dilma_errado_ab. Acesso em 18 ago 2020.

CALGARO, Fernando. Entenda o que é o Centrão, bloco na Câmara do qual Bolsonaro tenta se aproximar. In G1. Política. 29 abr 2020. Disponível em https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/04/29/entenda-o-que-e-o-centrao-bloco-na-camara-do-qual-bolsonaro-tenta-se-aproximar.ghtml. Acesso em 24 set 2020.

CANTINHO, Maria João e RAMOS, Rosângela Patriota. Cultura e barbárie em tempos extremos. In Encontros Históricos. 26 ago 20. Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Goiás.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas-SP: Papirus, 1998.

EPSTEIN, Isaac. O signo. 2.ed. São Paulo: Ática, 1986.

FLUSSER, Vilém. Towards a Philosophy of Photography. Reaktion Books, 2000.

FLUSSER, Vilém. O Mundo Codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

GINZBURG, Carlo. Medo, reverência e terror - Quatro Ensaios de Iconografia Política. 1ªed. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

HERMANN, John. Nos EUA, o TikTok está moldando a política, dizem pesquisadores. In The New York Times para Estadão. 28 jul 20. Disponível em https://link.estadao.com.br/noticias/empresas,nos-eua-o-tiktok-esta-moldando-a-politica-dizem-pesquisadores,70003370101. Acesso em 29 jul 2020.

JPS/ots. Bolsonaro tem a pior aprovação desde a posse. In DW Brasil. 27 jun 2019. Disponível em https://p.dw.com/p/3LD05. Acesso em 04 ago 2020.

LEVITSKY, Steven; ZIBLATT, Daniel. Como as democracias morrem. São Paulo: Zahar, 2018.

LIMA, Elizabeth Christina de Andrade. Intersecções entre Cultura, Mídia e Política: o uso das redes sociais na campanha de Dilma Roussef em 2010. In Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, V.43, n.1, Jan/jun, 2012, p. 102.

LUZ, Andréa Francisca da. O instagramer e seu discurso multissemiótico na rede social instagram. 113f. Dissertação (mestrado) Universidade Católica de Pernambuco. Pró Reitoria Acadêmica. Coordenação Geral de Pós Graduação. Mestrado em Ciências da Linguagem. 2015. Disponível em http://tede2.unicap.br:8080/bitstream/tede/825/1/andrea_francisca_luz.pdf. Acesso em 29 jul 2020.

MANGUEL, Alberto. Lendo Imagens: uma história de amor e ódio. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

MENEZES, Ulpiano T. Bezerra de. Fontes Visuais, Cultura Visual, História Visual. Balanço provisório, Proposta cautelares. In Revista Brasileira de História, São Paulo-SP, ANPUH, v.23, n. 45, p. 11-36, 2003.

PATER, Ruben. The Politics of Design. A (not so) global manual for visual comunication. Bis Publishers. 2018.

PEREIRA, Daniel e BRONZATTO, Thiago. Impeachment põe fim ao ciclo do PT no poder. Queda de Dilma Rousseff põe o populismo e a corrupção no centro das preocupações nacionais. In: Revista Veja. Coluna Brasil.2 set 2016. Disponível em https://veja.abril.com.br/brasil/impeachment-poe-fim-ao-ciclo-do-pt-no-poder/. Acesso em 10 set 2020.

RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet, Difusão de Informação e Jornalismo: Elementos para discussão. In: SOSTER, Demétrio de Azeredo; FIRMINO, Fernando.(Org.). Metamorfoses jornalísticas 2: a reconfiguração da forma. Santa Cruz do Sul: UNISC, 2009.

SCHMITT, B; SIMONSON, A. A Estética do Marketing: como criar e administrar sua marca, imagem e identidade. São Paulo: Nobel, 2002.

SOUZA, Jessé de. A elite do atraso: da escravidão a Bolsonaro. Estação Brasil, 2019.

TUON, Ligia. Reprovação do Governo Bolsonaro salta 7 pontos após demissão de Moro. In Revista Exame. Brasil. 04 mai 20. Disponível em: https://exame.com/brasil/xp-ipespe-avaliacao-negativa-do-governo-saltou-7-p-p-apos-saida-de-moro/. Acesso em 30 ago 20.

Publicado
2020-12-23
Como Citar
Siqueira Vigário, J., & Teixeira Daher, A. P. . (2020). Entre jogos de poder e persuasão de imagens: modos de ver a história política no Brasil. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 17(17), 105- 119. https://doi.org/10.35355/revistafenix.v17i17.945