De Imhotep a Ahmanet

múmias Aterrorizantes, cinema e ensino de História

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35355/revistafenix.v19i1.1026

Palavras-chave:

Cinema, Ensino de História, Egito Antigo

Resumo

Este artigo analisa o filme “A Múmia”, de 2017, estabelecendo em alguns momentos uma comparação com a obra homônima de 1932, e identifica contribuições para o Ensino de História. Iniciamos com uma análise da recepção e da crítica cinematográfica e egiptológica do filme de Kurtzman para, na sequência, fazermos uma reflexão da problemática do consumo de filmes do gênero. Na segunda parte, tomamos como base a exibição de ambos os filmes a estudantes do curso de Licenciatura em História da Universidade [identificação omitida], na disciplina de História dos Povos do Oriente, e da experiência de discussões feitas nas respectivas aulas, cotejando certos elementos surgidos ali com fundamentos teóricos e metodológicos da relação entre Cinema e Ensino de História.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

BARROS, José d’Assunção. Cinema e História: entre expressões e representações. Rio de Janeiro: IHGB, 2006.

BRADSHAW, Peter. The mummy review – Tom Cruise returns in a poorly bandageded corpse reiwed. The Guardian, 7 jun. 2017. Disponível em: https://tinyurl.com/y5ao2u8y, acesso em 25 ago. 2020.

CINEPOP. Entrevista Alex Kurtzman – A Múmia. Disponível em: https://tinyurl.com/y4y98mq2, acesso em 24 ago. 2020.

COLLIDER. The Mummy Q&A with Tom Cruise, Alex Kurtzman and Cast. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TqBEzDLCmXQ , acesso em 24 ago. 2020.

FERRO, Marc. Cinema e História. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FIELD, Sid. Manual do Roteiro. São Paulo: Objetiva, 2001.

FUNARI, Pedro Paulo. As religiões que o mundo esqueceu: como egípcios, gregos, celtas, astecas, e outros povos cultuavam seus deuses. São Paulo: Contexto, 2009.

GET INTO THE FILM. Director Alex Kurtzman on Dark Universe! Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=T1AVhkWVUV8 , acesso em 24 ago. 2020.

HABERMAS, Jurgen. Further refletions on the public sphere. In: CALHOUN, Craig. Habermas and the public sphere. Cambridge: MIT, 1991.

LAWSON, John Howard. Theory and Technique of Playwriting and Screenwriting. [s./l.]: The Estate of John Howard Lawson, 2014.

LIA, Cristine Fortes; BALÉM, Wellington Rafael. Imhotep renasce na sala de aula: a utilização do filme A Múmia (1932) no ensino de História do Egito. Ágora. Santa Cruz do Sul. UNISC. vol.17, n. 02, jul/dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.17058/agora.v18i2.8305

LIA, Cristine Fortes. História das Religiões e Religiosidades: contribuições e novas abordagens. Aedos. vol.11, n. 4, setembro de 2012.

MACIEL, Luiz Carlos. O poder do clímax. Rio de Janeiro: Record, 2003.

MASCARELLO, Fernando. Cinema Hollywoodiano Contemporâneo. In: MASCARELLO, F. (org.). História do Cinema Mundial. São paulo: Papirus, 2006.

MEGÍA, Carlos. O curioso caso da companheira do herói que nunca envelhece. El País, 17 jun. 2017. Disponível em: https://tinyurl.com/y39sjpuu, acesso em 25 ago. 2020.

MORETTIN, Eduardo. O cinema com fonte histórica na obra de Marc Ferro. In.: CAPELATO, Maria Helena (org.). História e cinema: dimensões históricas do audiovisual. 2 ed. São Paulo: Alameda, 2011.

NÓVOA, Jorge. Apologia da relação Cinema-História. In.: NÓVOA, Jorge; BARROS, José D´Assunção. Cinema-História: teoria e representações sociais do cinema. São Paulo: Apicuri, 2008.

PRICE, Campbell. A Review of “The Mummy”: sex, death and inaccuracy. Egypt at the Manchester Museum, 10 jun. 2017. Disponível em: https://tinyurl.com/yxh6uxj8, acesso em 25 ago. 2020

REGNIER, Isabelle. “La Momie”: Tom Cruise en pillard cynique. Le Monde, 14 jun. 2017. Disponível em: https://tinyurl.com/yxcl36lh, acesso em 25 ago. 2020.

SANTHIAGO, Ricardo. Duas palavras, muitos significados: alguns comentários sobre a história pública no Brasil. in: MAUAD, A. M.; ALMEIDA, J. R.; SANTHIAGO, R. (orgs.). História Pública no Brasil: Sentidos e Itinerários. São Paulo: Letra & Voz, 2016.

SANTOS, Raphael. A Múmia (2017), Universo Sombrio, Crítica. Raphael PH Santos, 08 jun. 2017. Disponível em: https://tinyurl.com/yxcun9eo, acesso em 25 ago. 2020.

SCOTT, A. O. “The Mummy”, with Tom Cruise, deserves a quik burial. The New York Times, 07 jun. 2017. Disponível em: https://tinyurl.com/y5mx8stk, acesso em 25 ago. 2020.

SCREENSLAM. The Mummy: Director Alex Kurtzman Behind the Scenes Movie Interview. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=H2cfs3Rn3NQ, acesso em 24 ago. 2020.

WOODCOCK, Taylor B.; GREINER, Thomas H. An egyptological review of “The Mummy”. Nile Scribes, jul. 2017. Disponível em: https://tinyurl.com/y6q62xmz, acesso em 25 ago. 2020.

Downloads

Publicado

2022-05-23

Como Citar

BALÉM, W. R., & LIA Fortes, C. (2022). De Imhotep a Ahmanet: múmias Aterrorizantes, cinema e ensino de História. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 19(1), 144–162. https://doi.org/10.35355/revistafenix.v19i1.1026