A revolta do rio do peixe e seu gesto pedagógico colonial, Minas do Serro do Frio/MG, 1711-1715

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35355/revistafenix.v18i2.1169

Palavras-chave:

Brasil Colônia, guerra civil colonial, modernidade política

Resumo

Em torno da definição do conceito de gesto pedagógico colonial, fundamentado nas relações políticas como fenômenos de poder, autoridade e violência, buscamos a escrita justa e necessária da narrativa histórica da Revolta do Rio do Peixe (atual Alvorada de Minas/MG), acontecida nas minas do Serro do Frio (Vila do Príncipe, Serro/MG), entre 1711 e 1715. A metodologia circunscreve-se à pesquisa bibliográfica histórica, biográfica e política. Os resultados mostram a necessária atualização do léxico colonial da noção de guerra civil, desobediência civil e modernidade política, bem como os questionamentos necessários em torno dos conceitos de poder e violência, embasados em M. Foucault e H. Arendt; demonstramos como a violência, a autoridade, o poder, a desobediência civil, a vigilância e a punição, os dispositivos usados cotidianamente nas relações micromoleculares da política, foram vivenciados como dinâmicas políticas nas minas do Serro do Frio, de 1702 até 1715.

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Referências

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Publicado

2021-12-17

Como Citar

Briskievicz, D. A. . (2021). A revolta do rio do peixe e seu gesto pedagógico colonial, Minas do Serro do Frio/MG, 1711-1715. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 18(2), 490–508. https://doi.org/10.35355/revistafenix.v18i2.1169