DALCROZE, A MÚSICA E O TEATRO

FUNDAMENTOS E PRÁTICAS PARA O ATOR COMPOSITOR

Autor/innen

  • Adriana Fernandes Universidade Federal da Paraíba

Schlagworte:

Dalcroze, Parâmetros Musicais, Voz, Julia Varley, Eurítmica

Abstract

O presente trabalho expõe uma tentativa experimental de trabalho para a voz do ator baseada na metodologia de Emile-Jaques Dalcroze denominada de rítmica ou eurítmica. É uma tentativa de relacionar a música e o teatro e por consequência também a dança, pois Dalcroze entendia o fazer musical de forma corporal. O objetivo é encontrar ferramentas úteis para o treinamento do ator, principalmente para o desenvolvimento vocal. São expostos os princípios norteadores da metodologia Dalcroziana que são relacionados na prática em sala de aula em duas universidades brasileiras envolvendo os parâmetros musicais: altura, duração, intensidade e timbre. Finalmente, o trabalho apresenta uma etnografia de uma performance de Julia Varley do Odin Teatret, especialmente dedicada ao trabalho de voz do ator.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Adriana Fernandes, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Etnomusicologia pela University of Illinois at Urbana-Champaign. Atualmente professora das disciplinas de técnica vocal do curso de bacharelado e licenciatura em teatro da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa. Professora da pós-graduação em Música da UFPB.

Literaturhinweise

CARNICKE, Sharon M. Stanislavski Collected Works. Russian Edition, 1960.

CROALL, Jonathan. Neill of Summerhill: the permanent rebel. New York: Routledge, 1983.

DALCROZE, E. J. Rhythm, Music and Education. Salem: Ayer Company Publishers, Inc., 1988.

FERNANDES, A. O Paradoxo de Ana: Música e Dança – Uma Proposta de Compreensão desta Relação. Fênix Revista de História e Estudos Culturais, v. 3, n.4, p. 1-17, 2006. Disponível em: http://www.revistafenix.pro.br

FORTUNA, M. A Performance da Oralidade Teatral. São Paulo: AnnaBlume, 2000.

GROTOWSKI, J. Em Busca de um Teatro Pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1976.

LABAN, R. Domínio do Movimento. São Paulo: Summus, 1978.

LEE, James. Dalcroze by any other name. Eurhythmics in Modern Theatre and Dance. Ph.D. dissertation, Texas Tech, 2003.

STANISLAVSKI, K. An Actor’s Work. Tradução de Jean Benedetti.New York: Routledge, 2006.

STANISLAVSKI, C. El Trabajo del Actor Sobre Sí Mismo En el Processo Criador da Encarnação. Buenos Aires: Quetzal, 1997.

THOMAS, Nathan. Dalcroze Eurhythmics and the Theatre. Scene 4 – International Magazine of Performing Arts and Media, may 2005. Disponível em: http://www.scene4.com/archivesqv6/may-2005/html/thomasmay05.html

Veröffentlicht

2010-12-10

Zitationsvorschlag

Fernandes, A. . (2010). DALCROZE, A MÚSICA E O TEATRO : FUNDAMENTOS E PRÁTICAS PARA O ATOR COMPOSITOR. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 7(3), 1–23. Abgerufen von https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/274