ALÉM DA CAIXA PRETA

A IDENTIDADE AFROBRASILEIRA NA FOTOGRAFIA DE EUSTÁQUIO NEVES

Autores

  • Genesco Alves de Sousa Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC
  • Ricardo Oliveira de Freitas Universidade do Estado da Bahia – UNEB https://orcid.org/0000-0002-7528-4488

Palavras-chave:

Identidade Afro brasileira, Imagem, Representação

Resumo

O artigo apresenta uma análise da obra e do processo criativo do fotógrafo afro-brasileiro Eustáquio Neves, tendo como corpus a série fotográfica “Máscara de punição” (2002-2003). As reflexões são inspiradas na “Filosofia da fotografia” de Vilém Flusser (1985), assim com nas contribuições de Stuart Hall (2005), Muniz Sodré (2005) e Boris Kossoy (1999; 2002). O artigo pretende contribuir para o estudo das referências simbólicas que envolvem os processos de valorização e de reconhecimento das identidades afro-brasileiras no âmbito da cultura nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Genesco Alves de Sousa, Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC

Mestre em Letras: Linguagens e Representações pela UESC/FAPESB; Especialista em Educação e Relações Étnico-Raciais pela mesma instituição; Graduado em Artes Plásticas pela Escola Guignard/ UEMG; Realizou Residência Artística na EICTV – Escola Internacional de Cinema e Televisão San Antonio de Los Baños/CUBA. Coordenador do projeto Além da Caixa Preta: Interações Audiovisuais/SECULT/BA.

Ricardo Oliveira de Freitas, Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Pós-Doutor pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea – PACC/Fórum de Ciência e Cultura – FCC da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Grupo de pesquisa CARPA – Contemporaneidade em Artes e Pesquisas Articuladas.

Referências

BELTING, Hans. O fim da história da arte: uma revisão dez anos depois. Tradução Rodnei Nascimento. São Paulo: Cosac Naify, 2006.

CAUQUELIN, Anne. Freqüentar os incorporais: contribuição a uma teoria da arte contemporânea. Tradução Marcos Marcionílio. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

FABRIS, Annateresa (org.). Fotografia: usos e funções no século XIX. 2.ed. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1998.

FABRIS, Annateresa. Identidades Virtuais: uma leitura do retrato fotográfico. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Hucitec, 1985.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva, Guaracira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Tradução Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991

KOSSOY, Boris e CARNEIRO, Maria Luiza Tucci. O olhar europeu: o negro na iconografia brasileira do século XIX. São Paulo: EDUSP, 2002.

KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 1999.

NASCIMENTO, Elisa Larkin. O sortilégio da cor: identidade, raça e gênero no Brasil. São Paulo: Summus, 2003.

PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais; tradução Maria Clara F. Kneese e J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 1991.

PERSICHETTI, Simonetta. Imagens da fotografia brasileira 2. São Paulo: Editora Senac, 2000.

RODRIGUES, Nina. Os africanos no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1976.

SAID, Edward. Cultura e Turismo. Tradução de Denise Bottmann. São Paulo: Cia das Letras, 1995.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das Raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil – 1870-1930. São Paulo: Cia das Letras, 1993.

SODRÉ, Muniz. A verdade seduzida: por um conceito de cultura no Brasil. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

TURAZZI, Maria Inez. Poses e trejeitos: a fotografia e as exposições na era do espetáculo – 1839/1889. Rio de Janeiro: Rocco, 1995.

Downloads

Publicado

2014-12-15

Como Citar

Alves de Sousa, G. ., & Oliveira de Freitas, R. . (2014). ALÉM DA CAIXA PRETA: A IDENTIDADE AFROBRASILEIRA NA FOTOGRAFIA DE EUSTÁQUIO NEVES. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 11(2), 1–19. Recuperado de https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/597