Representações do imaginário orientalista nas obras de Pedro Antonio de Alarcón e Mariano Fortuny

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35355/revistafenix.v19i1.1037

Palavras-chave:

Orientalismo, Viagens, Século XIX, Pedro Antonio de Alarcón, Mariano Fortuny

Resumo

O artigo traz a análise da obra de Pedro Antonio de Alarcón e Mariano Fortuny fruto das vivências in situ dos dois viajantes no Norte da África, durante a Guerra Hispano-marroquina (1859-60). A análise comparativa do corpus aponta para a existência de uma visão colonial que corroborou e legitimou as práticas imperialistas da Espanha no Marrocos, por meio da constituição de imaginários negativos e estereotipados, que até hoje perduram, sobre o território e seus habitantes, vistos muitas vezes como não civilizados e infiéis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALARCÓN, Pedro Antonio de. Diario de un testigo de la Guerra de África. Alicante: Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes, 2000. Disponível em:. Acesso em: 28 abr. 2020.Não paginada.

AMIROU, Rachid. O Imaginário Turístico e Sociabilidades de Viagem. Ed. Estratégias Criativas, 2007.

BARRAL I ALTET, Xavier. Pintura i Història: Fortuny, Sans Cabot i Prim a La Batalla de Tetuan. Reus: Centre de Lectura de Reus, 2004.

BIBLIOTECA NACIONAL DE ESPAÑA. Protectorado de España en Marruecos, 1912-1956. 2012. Disponível em: <http://www.bne.es>. Acesso em: 17 jul. 2020.

BOUNDI, Mohamed. Marruecos en el imaginario español: incidencia de los prejuicios y estereotipos en la construcción de una imagen negativa. En: BARRÓN, Madrigal, P.; PASCUAL, Carrillo, E. (Coords.) Nuevos tiempos, nuevos retos, nuevas sociologías. Toledo: ACMS, p.369-383, 2012. Disponível em: . Acesso em: 20 de abr. 2021.

CARBONELL PALLARÉS, Jordi À. La gestación del cuadro de La batalla de Tetuán. En: La batalla de Tetuán De la trincheira al museo. Barcelona: Museu Nacional d’Art de Catalunya, 2 p. 34-109, 2013. (Catálogo da Exposição). Disponível em: < https://urv.academia.edu/carbonellpallares>. Acesso em: 20 de abr. 2021.

CARBONELL PALLARÉS, Jordi À. Los pintores en La Guerra Hispano-Marroquí de 1859-1860. El caso particular de Mariano Fortuny. En: Ceuta Y la Guerra de África de 1859-1860, XII Jornadas de Historia de Ceuta. Ceuta: Instituto de Estudios Ceutíes, p. 199-211, 2011. Disponível em: < https://urv.academia.edu/carbonellpallares>. Acesso em: 20 de abr. 2021.

CASTILLO-OLIVARES, María Dolores Antigüedad del; ALCAIDE, Víctor Nieto, e outros. El Arte del siglo XIX: El artista entre el sueño de la historia y la materia de lo real. Madrid: Editorial Universitaria Ramón Areces, 2010.

DÍAZ, Juan. África en la historia y en el arte. Bilbao: Junta de Cultura de Vizcaya, 1961.

ECHTNER, Charlotte; RITCHIE, J. R. Brent. The Meaning and Measurement of Destination Image. The Journal of Tourism Studies, v.14, n.1, p. 37-48, mai.2003. Disponível em: <https://www.academia.edu/1799708/The_meaning_and_measurement of_ destination_image>. Acesso em: 30 de nov. 2020.

FORTUNY [1838-1874]. Madrid: Museo Nacional del Prado, 2018. (Catálogo da Exposição)

FORTUNY 1874. Madrid: Fundación Caja de Pensiones, 1989. (Catálogo da Exposição)

GARCÍA, Camilo Herrero. La publicitación de la obra española en Marruecos: de Fortuny a Bertuchi. Actas del XIII Congreso de la Asociación de Historia Contemporánea, Albacate, p. 2583-2593, 2016. Disponível em: . Acesso em: 20 de abr. 2021.

GIMÉNEZ-DA COSTA, César Alcalá. La Campaña de Marruecos (1859-1860). Valladolid: Alcañiz y Fresnos, 2005.

GONZÁLEZ, Carlos. M. Fortuny, 1838-1874. La Coruña: Fundación Caixa Galicia, 1997. (Catálogo da Exposição)

LA BATALLA DE TETUÁN DE LA TRINCHEIRA AL MUSEO. Barcelona: Museu Nacional d’Art de Catalunya, 2013. (Catálogo da Exposição).

MARÍN, Manuela. The image of morocco in three 19th century spanish travellers. Quaderni Di Studi Arabi, vol. 10, p. 143–158, 1992. Disponível em: < https://www.jstor.org/stable/25802707>. Acesso em: 23 de Abr. 2021.

MARTINS, M; SILVA, O. The tourist imagery, experiences and the destination’s image: a perspective. International Journal of Development Research, Vol. 06, Issue, 05, p. 7973-7975, May. 2016. Disponível em: <https://www.journalijdr. com/sites/default/files/issue-pdf/5469.pdf>. Acesso em: 13 de jan. 2021.

MARTINS, MARCO. The tourist Imagery, the Destination Image and the Brand Image. Journal of Tourism and Hospitality Management, Vol. 3 (2), p.1-22, December 2015. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/295393771_ The_tourist_Imagery_the_Destination_Image_and_the_Brand_Image>. Acesso em: 13 de jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.15640/jthm.v3n2a1

NOCHLIN, Linda. The Imaginary Orient. Art in America, vol. IXXI, no. 5, p. 18–31, 1983. Disponível em: <https://aestheticapperceptions.files.wordpress.com/2013/01 /nochlin_imaginary_orient.pdf>. Acesso em: 20 de abr. 2021.

PRIM, Joan. Carta a Víctor Balaguer, datada de Tetuán, 4 de abril de 1860. Acervo da Biblioteca Museu Víctor Balaguer, Vilanova i la Geltrú.

RIQUER, Alexandre de. Escrits sobre art. Eliseu Trenc (org.). Barcelona: Publicacions UB, 2020. Disponível em: <https://www.amazon.com.br/dp/B086DF97H4/ref=dp-kindle-redirect?_encoding=UTF8&btkr=1>. Acesso em: 20 de abr. 2021.

RUBIO CREMADES, Enrique (Universidad de Alicante). Biografía de Pedro Antonio de Alarcón. Alicante: Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes. [21--?]. Disponível em: <http://www.cervantesvirtual.com/portales/pedro_antonio_de_alarcon/autor_biografia/>. Acesso em: 07 jul. 2020. Não paginada.

SAID. Edward W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. 10ª ed. Tradução de Rosaura Eichenberg. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

SANTIÁÑEZ, Nil. De la tropa al tropo: colonialismo, escritura de guerra y enunciación metafórica en Diario de un testigo de la guerra de África. Hispanic Review. University of Pennsylvania Press.v.76. p. 71-93, 2008. DOI: https://doi.org/10.1353/hir.2008.0002

SCHAUB, Nicolas. Découverte picturale de l’Algérie: des artistes militaires au service de la conquête des territoires. En: L’invention des midis. Strasbourg: Presses universitaires de Strasbourg, p. 77-90, 2015. Disponível em: . Acesso em: 20 de abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.4000/books.pus.14050

THORNTON, LYNN. Introduction. In: Eastern Encounters: Orientalist Painters of The Nineteenth Century. London: The Fine Art Society, 1978. Disponível em: <https://www.victorianweb.org/painting/orientalist/thornton1.html>. Acesso em: 05 abr. 2021.

TIJANERO, Araceli. Orientalismo en el modernismo hispanoamericano. Indiana: Purdue University Press, 2004.

URQUIDI, Loan Serrallonga. La guerra de Africa (1859-1860). Revista AYER, n. 29, p.139-159. , 1998. Disponível em: <https://revistaayer.com/sites/default/ files/articulos/29-6-ayer29_LaPoliticaReinadoIsabelII_Burdiel.pdf>. Acesso em: 20 de abr. 2021.

VINSON, David. L'orient rêvé et l'orient réel au XIXe siècle. L'univers perse et ottoman à travers les récits de voyageurs français. Revue d'histoire littéraire de la France, vol. vol. 104, no. 1, p. 71-91, 2004. Disponível em: <https://www.cairn.info/revue-d-histoire-litteraire-de-la-france-2004-1-page-71.htm>. Acesso em: 20 de abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.3917/rhlf.041.0071

YRIARTE, Charles. Fortuny. Les Artistes Celèbres. Paris: Librairie de L`art, 1889. Disponível em: <https://ia802607.us.archive.org/5/items/fortuny00yria_0/fortuny00yria _0.pdf>. Acesso em: 20 de abr. 2021.

ZAMUDIO VEGA, Laura Susana. Los imaginarios en la percepción de los lugares turísticos. Revista Imagonautas, 2 (1) / p. 114-137, 2011. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4781288>. Acesso em: 14 de jan. 2021.

Downloads

Publicado

2022-06-01

Como Citar

DAZZI, C., & LOUREIRO , I. (2022). Representações do imaginário orientalista nas obras de Pedro Antonio de Alarcón e Mariano Fortuny. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 19(1), 598–622. https://doi.org/10.35355/revistafenix.v19i1.1037