A escola de saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

apontamentos sobre a feminização do cuidado na educação profissional em saúde

Autores

  • Larissa Maia de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0002-5311-1893
  • Avelino Aldo de Lima Neto Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Jacques Gleyse Universitè Montpellier https://orcid.org/0000-0002-8459-5958

DOI:

https://doi.org/10.35355/revistafenix.v18i2.1100

Palavras-chave:

Educação Profissional em Saúde, Feminização, Cuidado, Institucionalidade, Gênero

Resumo

O artigo objetiva problematizar a institucionalidade da Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para tanto, apresenta-se apontamentos sobre a feminização do trabalho relativo ao cuidado, bem como alguns dispositivos legais acerca da Educação Profissional em Saúde e da constituição da Escola. A investigação norteia-se na abordagem qualitativa, por meio de pesquisa documental e bibliográfica. Teoricamente, o texto se ampara no referencial teórico foucaultiano e na literatura acerca dos estudos de gênero, em diálogo com teóricos da Educação Profissional. Os resultados apontam a reiteração da norma regulatória que mantém a mulher em situação de sujeição na Educação Profissional em Saúde.

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Publicado

2021-12-14

Como Citar

Maia de Souza, L., Aldo de Lima Neto, A., & Gleyse, J. (2021). A escola de saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte: apontamentos sobre a feminização do cuidado na educação profissional em saúde. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 18(2), 75–99. https://doi.org/10.35355/revistafenix.v18i2.1100