SANTUÁRIO DA SAÚDE

CORPO E EDUCAÇÃO PHYSICA NA PARAÍBA NO INÍCIO DO SÉCULO XX

Autores

  • Azemar dos Santos Soares Júnior Universidade de Brasília – UnB

Palavras-chave:

Educação física, Corpo, Saúde

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a educação física divulgada por médicos e professores como mola propulsora para assegurar a saúde e o bem viver na Paraíba. São profissionais que viam no discurso científico e na modelação corporal, a “melhor” forma de possuir um corpo belo e saudável. Discursos que eram publicados nos jornais da Paraíba e que eram utilizados como instrumentos pedagógicos que visava educar através da educação física do corpo como higiene da alma. Textos que se inserem no projeto de medicalização dos costumes, dos espaços e dos corpos, que normatizam a partir da infância e contribuem para a formação de uma história da saúde e das doenças. Problematizo notícias do jornal A União, correspondências e artigos publicados no início do século XX por médicos sanitaristas e educadores que foram imprescindíveis para a construção dessa história do corpo que se exercita, que se embeleza, se higieniza, dessa História Cultural. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Azemar dos Santos Soares Júnior, Universidade de Brasília – UnB

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília, onde desenvolve pesquisa sobre Higiene e Educação Física nas escolas da Paraíba. Atualmente é professora da Universidade Estadual da Paraíba.

Referências

CASTRO, Oscar Oliveira. Medicina na Paraíba. João Pessoa: A União, 1945.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. História da violência nas prisões. Petrópolis: Vozes, 2008.

LINHARES, Meily Assbú. A escola e o esporte: uma história de práticas culturais. São Paulo: Cortez, 2009.

MARQUES, Vera Regina Beltrão. A medicalização da raça. Médicos, educadores e discurso eugênico. Campinas: Unicamp, 1994.

MAROJA, Flávio. Educação sanitária. In: MAROJA, Flávio. Semana Médica. Parahyba: Imprensa Official, 1927.

MELO, Victor Andrade de. História da educação física e do esporte no Brasil. Panorama e perspectiva. São Paulo: Ibrasa, 1999.

SERIOJA, Mariano. Signos Modernos? O Arcaico e o Moderno na Cidade de Princesa (PB) na Década de 1920. João Pessoa: Ed. Universitária/UFPB, 2010.

SEVCENKO, Nicolau. A capital irradiante: técnicas, ritmos e ritos do Rio. In: SEVCENKO, Nicolau. (Org.). A história da vida privada no Brasil: da belle époque a era do rádio. São Paulo: Cia. das Letras, 1998.

SOARES JÚNIOR, Azemar dos Santos. Corpos hígidos: o limpo e o sujo na Paraíba (1912-1924). 2011. 198 f. Dissertação (Mestrado em História) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011.

SOARES, Carmem. Corpo, conhecimento e educação: notas esparsas. In: SOARES, Carmem. Corpo e História. Campinas: Autores Associados, 2006.

VIGARELLO, Georges. O limpo e o sujo. Uma história da higiene corporal. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

OUTRAS FONTES

A União, 26 ago. 1919

A União, 03 abr. 1917.

A União, 21 set. 1917.

A União, 10 fev. 1923.

A União, 10 jun 1919.

A União, 10 jul. 1919.

A União, 08 mai. 1923.

Downloads

Publicado

2012-12-14

Como Citar

dos Santos Soares Júnior, A. . (2012). SANTUÁRIO DA SAÚDE: CORPO E EDUCAÇÃO PHYSICA NA PARAÍBA NO INÍCIO DO SÉCULO XX. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 9(3), 1–16. Recuperado de https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/411