TEATRO DAS MEMÓRIAS E DOS SABERES

A IMPORTÂNCIA DAS ETNOCIÊNCIAS E DA TROCA ATIVA DE CONHECIMENTOS NOS ECOMUSEUS

Autores

  • Alexandre Fernandes Corrêa Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.35355/revistafenix.v17i1.923

Palavras-chave:

Biocultura, Epistemologia, Complexidade, Troca de saberes

Resumo

Reflexões a partir de pesquisa sobre o Espaço Ciência do NUPEM/UFRJ Campus Macaé na qual analisamos a aplicação do termo "troca ativa de saberes" usada na criação do projeto de extensão universitária. Ao aprofundarmos o estudo percebemos o uso retórico da expressão, operada sem uma análise epistemológica condizente com sua efetiva aplicação num espaço dialógico. Através do olhar crítico da teoria da Complexidade se compreende a natureza dos obstáculos epistemológicos que entravam a efetiva operacionalização de um conceito dialógico no espaço ainda fixado no paradigma científico clássico.

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Biografia do Autor

Alexandre Fernandes Corrêa, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Membro da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e da Sociedade Brasileira de Sociologia
(SBS). Doutorado em Ciências Sociais PUC/SP. Pós-Doc I em Antropologia UFRJ. Pós-Doc II em
Antropologia UERJ. Professor Associado do Campus UFRJ Campus Macaé. Pós-Doc III em Memória
Social UNIRIO

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Publicado

2020-06-14

Como Citar

Fernandes Corrêa, A. (2020). TEATRO DAS MEMÓRIAS E DOS SABERES: A IMPORTÂNCIA DAS ETNOCIÊNCIAS E DA TROCA ATIVA DE CONHECIMENTOS NOS ECOMUSEUS. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 17(1), 192–208. https://doi.org/10.35355/revistafenix.v17i1.923