TEMPO E NARRATIVA EM PAUL RICOEUR

CONSIDERAÇÕES SOBRE O CÍRCULO HERMENÊUTICO

Autores

  • José D’Assunção Barros Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ

Palavras-chave:

Paul Ricoeur, Narrativa, Tempo, Historiografia, operação historiográfica

Resumo

Este artigo tem por objetivo desenvolver algumas considerações sobre as relações entre a filosofia de Paul Ricoeur e a História, atentando para a construção da narrativa historiográfica. A principal obra de Paul Ricoeur que estaremos analisando será Tempo e Narrativa (1983-5), através da qual será possível desenvolver algumas considerações sobre o ‘círculo hermenêutico’ proposto por Paul Ricoeur.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José D’Assunção Barros, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ

Professor-Adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), nos cursos de graduação e pós-graduação em História; Professor-Colaborador do Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Referências

BARTHES, Roland. A Actividade Estruturalista, In HEUSH, Luc de. O Método Estruturalista. Rio de Janeiro, 1967.

COSTA, Arrisete Cleide de Lemos. Uma Biografia Micro-Histórica: Interpretação Hermenêutica na obra ‘O Queijo e os Vermes’ de Carlo Ginzburg. Recife: UFPE, 2007.

CHARTIER, Roger. À Beira da Falésia: a história entre incertezas e inquietudes. Porto Alegre: UFRGS, 2002.

HARTOG, François. A arte da narrativa In: BOUTIER, J. e JULIA, D. (Orgs). Passados recompostos: campos e canteiros da história. Rio de Janeiro: Edit. FGV, 1998.

PELLAUER, David. Compreender Ricoeur. Petrópolis: Vozes, 2009.

REIS, José Carlos. Tempo, História e Compreensão Narrativa em Paul Ricoeur. Locus, vol.12, n°1, jan/jul 2006.

REVEL, Jacques. Micro-análise e construção do social In REVEL, J. (Org.). Jogos de Escalas – a experiência da micro-análise. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1996.

RICOEUR, Paul. Du texte à l’action. Paris: Seuil, 1986.

RICOEUR, Paul História e Retórica. Diogène. n°168. Paris: 1994, out/dez.

RICOEUR, Paul Temps et Récit. Paris: Seuil: 1983.

SCHLEGEL, Friedrich.Condorcets Esquisse d’un tableau historique des progrès de l’esprit humain. In: Kritische Schriften [Escritos Críticos]. Munique: W. Rasch, 1964.

Downloads

Publicado

2012-04-25

Como Citar

D’Assunção Barros, J. . (2012). TEMPO E NARRATIVA EM PAUL RICOEUR: CONSIDERAÇÕES SOBRE O CÍRCULO HERMENÊUTICO. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 9(1), 1–27. Recuperado de https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/370