Ritmos, letras e gestos ordenados

O canto orfeônico como projeto educacional no Brasil da Era Vargas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35355/revistafenix.v19i2.1084

Palavras-chave:

Canto orfeônico, Educação, Era Vargas, Políticas educacionais

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender de que forma a prática do canto orfeônico, implantado na Era Vargas, foi utilizado como forma de disciplinar corpos e pensamentos, voltá-los ao louvor patriótico e ao trabalho. Tal prática se constituía nas apresentações de canto de centenas de vozes amadoras, entoando músicas de teor fortemente nacionalista. Busca-se ainda compreender a atuação de diversos órgãos e intelectuais nesse projeto e do compositor Heitor Villa-Lobos na formação de professores para a prática do canto nas escolas do país por meio de cursos e cartilhas e a publicação de decretos tornando obrigatória tal política cultural-educacional, com forte investimento na constituição de corpos saudáveis, assépticos, moralizados e disciplinados, a partir da percepção de médicos e eugenistas à época.

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Referências

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FONTE DA IMAGEM

NOGUEIRA, Luiz. Vida e Obra de Heitor Villa-Lobos. Criação do texto original, consultoria e revisão de textos: Vasco Mariz. Copyright© 1996 CD-ROM. LN Comunicação & Informática Ltda. (LN).

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Publicado

2022-12-08

Como Citar

IUSKOW, C. (2022). Ritmos, letras e gestos ordenados: O canto orfeônico como projeto educacional no Brasil da Era Vargas. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 19(2), 208–224. https://doi.org/10.35355/revistafenix.v19i2.1084