O TEATRO E A DEMOCRACIA NA GRÉCIA DO SÉCULO V A.C.

UM GÊNERO ARTÍSTICO A SERVIÇO DA ARISTOCRAICA NO PERÍODO CLÁSSICO

Autores

  • Paulo Rogério de Souza Universidade Estadual de Maringá – UEM
  • Alessandro Santos da Rocha Universidade Estadual de Maringá – UEM https://orcid.org/0000-0002-2664-5224

Palavras-chave:

Transformação social, Pólis, Sófocles, Teatro, Educação

Resumo

O processo de transição do génos arcaico para a pólis clássica provocou várias mudanças no cenário da sociedade grega. As transformações na forma de viver e de administrar a comunidade fez com que se abandonassem antigos preceitos religiosos que norteavam a vida do homem e se tomassem outros parâmetros para sua organização social. Foi nesse contexto que a tragédia grega surgiu, e devido a sua força educativa foi adotada pelos novos legisladores da cidade-Estado como um instrumento para ajudar a formar o cidadão que deveria viver e administrar a pólis. Dentre os poetas trágicos desse momento histórico, Sófocles se destacou por sua proposta pedagógica de formação do modelo de homem/cidadão apoiado no conceito de justa medida, à serviço da aristocracia.

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Biografia do Autor

Paulo Rogério de Souza, Universidade Estadual de Maringá – UEM

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Participa do Grupo de Estudo em Transformações Sociais e Educação na Antiguidade e Medievalidade – GTSEAM.

Alessandro Santos da Rocha, Universidade Estadual de Maringá – UEM

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá e Professor Assistente (PFE/UEM). Pertence ao Departamento de Fundamentos da Educação (DFE).

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Publicado

2009-09-30

Como Citar

de Souza, P. R. ., & Santos da Rocha, A. . (2009). O TEATRO E A DEMOCRACIA NA GRÉCIA DO SÉCULO V A.C.: UM GÊNERO ARTÍSTICO A SERVIÇO DA ARISTOCRAICA NO PERÍODO CLÁSSICO. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 6(3), 1–18. Recuperado de https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/203