CIÊNCIA, SABER LOCAL E CONSTRUÇÃO DE VALORES

Autores

  • Jucélia Bispo dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DO SERGIPE – UFSE

Palavras-chave:

Valores, Ciência, Experiência, Cultura, Quilombolas

Resumo

Pesquisar é realmente um trabalho difícil, pois exige daquele que executa a investigação uma postura que move valores e aspirações. Quando iniciei o desenvolvimento da pesquisa em comunidades de quilombos, executei uma análise reflexiva sobre o que pretendia alcançar com esta produção, ou seja, houve um questionamento sobre qual seria o principal objetivo deste trabalho, cujo tema centra-se nos estudos das comunidades de quilombos de Irará, no estado da Bahia. Neste processo, articulei os seguintes questionamentos: O que são valores? Como os valores científicos são formados? Quais são os valores dos sujeitos que moram comunidades quilombolas? Como entender a formação histórica dos valores dos povos que residem em comunidades tradicionais? Como podemos explicar as contradições que surgem entre os valores científicos e valores locais? Qual a relação à ciência estabelece com o saber local de comunidades tradicionais? Dava-me conta de que, além de apresentar um ponto-de-vista sobre a temática, teria de defendê-lo, expondo com precisão os motivos que induziram tal opiniã. Portanto, compreendei que a  lógica de uma etnografia tem muito a ver com a construção de um estudo teórico de natureza reflexiva que consiste na ordenação de idéias sobre um determinado tema, mas que se aproxima de valores, tradicões e necessidades reais  dos sujeitos pesquisados.

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Biografia do Autor

Jucélia Bispo dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO SERGIPE – UFSE

Mestre em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia, professora de Teorias Sociológicas da Faculdade Nobre de Feira de Santana e Doutorado em andamento em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe.

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Publicado

2010-08-31

Como Citar

Bispo dos Santos, J. . (2010). CIÊNCIA, SABER LOCAL E CONSTRUÇÃO DE VALORES. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 7(2), 1–22. Recuperado de https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/265