Sons do subúrbio

indústria cultural, rock and roll e o nascimento da cultura jovem no ABC paulista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35355/revistafenix.v19i1.1023

Palavras-chave:

ABC paulista, pós-modernidade, cultura jovem, rock and roll

Resumo

Este artigo tem como objetivo retraçar os primeiros anos de “cultura jovem” na região do Grande ABC, por meio da análise do surgimento do rock como musicalidade relacionada ao lazer dançante e à indústria cultural. Para tanto, mapearemos seus espaços de sociabilidade, sublinhando suas principais implicações para o cotidiano regional e seus desdobramentos estilísticos e institucionais mais significativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDERSON, Perry. Modernity and revolution. New Left Review, vol. 144, n. 1, mar.-apr. 1984. Disponível em: <https://newleftreview.org/issues/i144/articles/perry-anderson-modernity-and-revolution> Acesso em: 28 ago. 2020.

BARCINSKI, André. João Gordo: Viva la vida tosca. Rio de Janeiro: Darkside Books, 2016.

BEVILACQUA, Walter. E o nome dela? Crônicas reais de um tempo em que Santo André também fabricava lança-perfumes. Santo André: Diário do Grande ABC, 1997.

BLOCH, Ernst. Héritage de ce temps. Trad. Jean Lacoste. Paris : Payot, 1978.

CALDAS, Waldenyr. A cultura da juventude de 1950-1970. São Paulo: Musa, 2008.

CANCLINI, Néstor Garcia. La modernidad después de la posmodernidad. In: BELLUZZO Ana Maria de Moraes (Org.) Modernidade: Vanguardas artísticas na América Latina. São Paulo: Memorial, Unesp, 1990.

______. Culturas híbridas: Estratégias para entrar e sair da modernidade. Trad. Heloísa Pezza Cintrão, Ana Regina Lessa. 4. Ed. 8 reimp. São Paulo: Edusp, 2019.

CORREIA, Luiz Eduardo. A viagem interrompida: A aventura comunista na Santo André da década de 1940. São Paulo: Fundação Mauricio Grabois, Editora Anita Garibaldi, 2015.

DIAS, Márcia Tosta. Os donos da voz: Indústria fonográfica brasileira e mundialização da cultura. São Paulo: Boitempo, 2000.

DIAS, Alexandre Henrique Cavichia. A guerra está declarada. Os que estão do lado de lá, que se cuidem: Jovem Guarda e MPB, tensões e desacertos. Escritas. vol. 8, n. 2, pp. 209-228, 2016. Disponível em: <https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/escritas/article/view/2503/9401> Acesso em: 28 ago. 2020.

FREIRE FILHO, João. Das subculturas às pós-subculturas juvenis: Música, estilo e ativismo político. Contemporânea, vol. 3, n. 1, pp. 138-166, jan.-jun. 2005. Disponível em: <https://portalseer.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/article/view/3451> Acesso em: 28 ago. 2020.

FRENCH, John D. The Brazilian workers' ABC: Class conflict and alliances in modern São Paulo. Chapel Hill: University of North Carolina Press. 1992.

______. O ABC dos operários: Conflitos e alianças de classe em São Paulo, 1900-1950. São Paulo: Hucitec, 1995.

GAIARSA, Octaviano Armando. A cidade que dormiu três séculos: Santo André da Borda do Campo, seus primórdios e sua evolução histórica: 1553-1960. Santo André: Prefeitura Municipal de Santo André, 1968.

______. Santo André, ontem, hoje, amanhã. Santo André: PMSA (Memórias da Cidade IV), 1991.

GROPPO, Luís Antonio. O rock e a formação do mercado de consumo cultural juvenil: A participação da música pop-rock na transformação da juventude em mercado consumidor de produtos culturais, destacando o caso do Brasil e os anos 80. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Unicamp (IFCH), Campinas, 1996.

HALL, Stuart; JEFFERSON, Tony (Ed.). Resistance through rituals: Youth subculture in post-war Britain. London: Routledge, 2003.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva; Guacira Lopes Louro. 12.ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.

HEBDIGE, Dick. Subculture: The meaning of style. London, New York: Routledge, 2002.

HUYSSEN, Andreas. Modernismo después de la posmodernidad. Trad. Roc Filella e Maria Abdo Férez. Barcelona: Gedisa, 2011.

JAMESON, Fredric. Pós-modernismo: A lógica cultural do capitalismo tardio. Trad. Maria Elisa Cevasco. 2.ed. São Paulo: Ática, 2007.

KRACAUER, Siegfried. Los empleados: un aspecto de la Alemania más reciente. Introds. de Ingrid Belke y Walter Benjamin. Trad., postfacio y notas de Miguel Vedda. Barcelona: Editorial Gedisa, 2008.

______. O ornamento da massa: ensaios. Trad. Carlos Eduardo Jordão Machado, Marlene Holzhausen. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

______. La novela policial: un tratado filosófico. Trad. Silvia Villegas. Buenos Aires: Paidós, 2010.

LACORTE. H. Memórias de um andreense. São Paulo: Editora Soma Ltda., 1985.

LIMA, José Bueno. Um passado sempre presente. Santo André: Ed. do Autor, 2010.

______. Como se fosse hoje...! Santo André: Ed. do Autor, 2010.

______. Crônicas e contos de um saudosista. Santo André: Ed. do Autor 2011.

LOURO, Guacira Lopes. Cinema e sexualidade. Educação e Realidade. vol. 33, n. 1, pp. 81-98, jan.-jun. 2008. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/6688> Acesso em: 28 ago. 2020.

MACHADO, Carlos Eduardo Jordão. Notas sobre Siegfried Kracauer, Walter Benjamin e a Paris do Segundo Império – pontos de contato. História, São Paulo, vol. 25, n. 2, pp. 48-63, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742006000200003#top13>. Acesso em: 28 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-90742006000200003

MEDICI, Ademir. Migração e urbanização: A presença de São Caetano na região do ABC. São Paulo: Hucitec, 1993.

______. 9 de novembro de 1947: A vitória dos candidatos de prestes. Santo André: Fundo de Cultura do Município de Santo André, 1999.

NAPOLITANO, Marcos. A invenção da Música Popular Brasileira: Um campo de reflexão para a história social. Latin American Music Review / Revista de Música Latinoamericana, vol. 19, n. 1, pp. 92-105, Spring-Summer, 1998. Disponível em: <http://antenor.mus.br/wp-content/uploads/2018/04/A-Inven%C3%A7%C3%A3o-da-M%C3%BAsica-Popular-Brasileira-Marcos-Napolitano.pdf> Acesso em: 28 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.2307/780256

______. A sincope das ideias: A questão da tradição na música popular brasileira. São Paulo: Perseu Abramo, 2007.

PAVÃO, Albert. Rock brasileiro: 1955-1965 – trajetória, personagens e discografia. São Paulo: Edicon, 1989.

PINTO, Marcelo Garson Braule. Jovem Guarda: A construção social da juventude na indústria cultural. Tese (Doutorado em Sociologia) – USP (FFLCH), São Paulo, 2015.

SCHVARZMAN, Sheila. Ir ao cinema em São Paulo nos anos 20. Revista Brasileira de História, vol. 25, n. 49, pp. 153-174, 2005. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/rbh/v25n49/a08v2549.pdf> Acesso em: 28 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-01882005000100008

SILVA, José Armando Pereira da. Província e vanguarda: Apontamentos e memória de influências culturais, 1954-1964. Fundo de Cultura do Município de Santo André, 2000.

AUTOR. A cidade dos pinguins: Santo André, memória e esquecimento. Santo André: Estranhos Atratores, 2020a.

AUTOR. Cartografias da cultura underground: O surgimento da subcultura heavy metal no ABC paulista e os deslocamentos da identidade suburbana. História Revista, vol. 25, n. 3, pp. 232-256, 2020b. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/historia/article/view/65668> Acesso em: 24 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.5216/hr.v25i3.65668

TATIT, Luiz Augusto de Moraes. O século da canção. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004.

THUNDERBIRD, Luiz. Jovem Guarda – Music Thunder Vision (Entrevista com Gabriel Thomaz). 46 min., 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=KCp6VhIQi5I> Acesso em: 23 fev. 2021.

VARGAS, Heron; PERAZZO, Priscila Ferreira. A Jovem Guarda no ABC paulista: Música popular, mídia e memória. Sociedade e Cultura, vol. 11, n.2, pp. 225-232, jul. dez. 2008. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/fcs/article/view/5260> Acesso em: 23 fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.5216/sec.v11i2.5260

VIRILIO, Paul. Guerra e cinema. Trad. Paulo Roberto Pires. São Paulo: Boitempo, 2005.

Downloads

Publicado

2022-05-31

Como Citar

SOUZA, L. (2022). Sons do subúrbio: indústria cultural, rock and roll e o nascimento da cultura jovem no ABC paulista. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 19(1), 401–434. https://doi.org/10.35355/revistafenix.v19i1.1023