ASPECTOS DA INDÚSTRIA CULTURAL E PUBLICIDADE NO BRASIL POR MEIO DA DRAMATURGIA DE ODUVALDO VIANNA FILHO

Autores

  • Sandra Rodart Araújo Universidade Estadual de Goias

Palavras-chave:

Vianinha; História e Teatro; Publicidade; Televisão.

Resumo

A proposta deste artigo é, por meio das peças de Oduvaldo Vianna Filho: “A Longa Noite de Cristal”, “Corpo a Corpo” e “Allegro Desbum”, perceber aspectos da publicidade e da consolidação da sociedade de massas nas décadas de 1960 e 1970 no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Rodart Araújo, Universidade Estadual de Goias

Atualmente é professora da Universidade Estadual de Goias. Doutoranda em História pela Univerisdade Federal de Goias, Mestre em História pela Universidade Federal de Uberlândia

Referências

MARTINEZ CORRÊA, José Celso. Primeiro Ato: Cadernos, Depoimentos, entrevistas (1958-1974). São

Paulo: Ed. 34, 1998, p. 137.

VIANNA FILHO, Oduvaldo. A ação dramática como categoria estética. In: PEIXOTO, Fernando (org.).

Teatro, Televisão e Política. São Paulo: Brasiliense, 1983, p. 124.

CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa/Rio de Janeiro:

DIFEL/Bertrand Brasil, 1988.

CHARTIER, Roger. Do palco `a página. Publicar Teatro e ler Romances na Época Moderna – séculos

XVI-XVIII. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2002.

PATRIOTA Rosangela. Vianinha: um dramaturgo lançado no coração de seu tempo. São Paulo; Hucitec,

VIANNA FILHO, Oduvaldo. A Longa Noite de Cristal. Cópia xerocada da peça que se encontra na Biblioteca Jenny K. Segall do Centro São Paulo Cultural, São Paulo, p. 1.

SIMÕES, Inimá. ALCIR, Henrique. KEHL, Maria Rita. Um País no Ar: história da TV brasileira em

três canais. São Paulo: Brasiliense: 1986, p. 174

VIANNA FILHO, Oduvaldo. “Corpo a Corpo”. In: Cultura Vozes. São Paulo, 1999, número 1. p. 177.

VIANNA FILHO, Oduvaldo. In: O Teatro visto por um Autor: Oduvaldo Vianna Filho. A gazeta de São Paulo – SP. 22/11/1971

Downloads

Publicado

2020-08-07

Como Citar

Rodart Araújo, S. (2020). ASPECTOS DA INDÚSTRIA CULTURAL E PUBLICIDADE NO BRASIL POR MEIO DA DRAMATURGIA DE ODUVALDO VIANNA FILHO . Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 1(1), 1–21. Recuperado de https://www.revistafenix.pro.br/revistafenix/article/view/5