Brega, brega pop e tecnobrega

um estudo sobre performatividade de gênero na cultura musical paraense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35355/revistafenix.v19i1.924

Palavras-chave:

História e musica, Musica Popular, Brega, Amazônia, Performatividade de gênero

Resumo

A cultura musical da Amazônia, em particular a do estado do Pará, é composta por uma variedade de ritmos, estilos e sonoridades. Essa pluralidade musical dialoga e se mescla a elementos da cultura cabocla e urbana, e é ressignificada como elemento de identidade pelas populações da periferia das cidades amazônicas. Um estilo musical que, no Pará, adquiriu um significado diferente daquele comum ao restante do Brasil é o brega. Este artigo analisa as transformações do brega paraense e os sentidos que adquiriu ao longo das décadas de 1980, 1990 e 2000. O objetivo é perceber, a partir do conceito de performatividade de gênero, como as pessoas que vivem e consomem as canções bregas criam modos de ser que subvertem as normas sociais que se fundamenta em na concepção de masculino e feminino.

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Publicado

2022-06-01

Como Citar

SOUSA Cerqueira, R. (2022). Brega, brega pop e tecnobrega: um estudo sobre performatividade de gênero na cultura musical paraense. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 19(1), 473–493. https://doi.org/10.35355/revistafenix.v19i1.924