Reflexões sobre o ensino de História local

um estudo de caso em Garanhuns-Pernambuco

Autores

  • Ana Cláudia Pontes de Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco -UFRPE
  • Ana Lúcia Nascimento Oliveira Universidade Federal Rural de Pernambuco -UFRPE https://orcid.org/0000-0003-1496-9675

DOI:

https://doi.org/10.35355/revistafenix.v19i1.988

Palavras-chave:

História local, Aprendizagem histórica, Ensino de História

Resumo

Este artigo é parte de uma dissertação de mestrado sobre o ensino de história local.  Tem como objetivo investigar a aprendizagem histórica a partir da análise dos relatos  de professores e estudantes da Escola Municipal Instituto Presbiteriano de Heliópolis, Garanhuns –Pernambuco , na vivência do projeto pedagógico “Memórias de Garanhuns”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BITTENCOURT, Circe(Org). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002.

BITTENCOURT,Circe Maria Fernandes.Ensino de História: Fundamentos e métodos.São Paulo:Cortez, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum- BNCC.Brasília, 2020. Disponível em:< http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base> Acesso em: 20 de janeiro de 2021

CERRI, Luis Fernando. Ensino de História e Consciência Histórica. Rio de Janeiro: FGV,2011.

CIAMPI, Helenice.O processo de conhecimento/pesquisa no ensino de história. Londrina: História e Ensino v. 9, p. 109-132, 2003 DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2003v9n0p109

MARTINS, Estevão Rezende. Consciência Histórica. In :FERREIRA, Marieta Moraes; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. Dicionário do Ensino de História. Rio de Janeiro:FGV Editora,2019.

NIKITIUK, Sônia Maria Leite(Org.). Repensando o Ensino de História. São Paulo: Cortez,1996.

NIKITIUK, Sônia Maria Leite. Um processo coletivo de formação continuada pelos caminhos da história local. Tese( doutorado em educação) São Paulo: Universidade de São Paulo, 2004.Disponível em:< https://repositorio.usp.br/item/001135648.> Acesso em: 18 de janeiro de 2021

RÜSEN,J.História prática, aprender, compreender, humanidade . IN: Teoria da História. Uma teoria da História como ciência.Curitiba: ED.ufpr,2015.

RÜSEN,Jörn. História Viva: Teoria da História:formas e funções do conhecimento histórico.Brasília: Editora da Universidade de Brasília,2007.

SANTHIAGO, Ricardo; MAGALHÃES, Valéria Barbosa de. História Oral na sala de aula.1ed. Belo Horizonte: Autentica Editora,2015.

Downloads

Publicado

2022-05-23

Como Citar

LIMA Pontes de , A. C., & OLIVEIRA Nascimento, A. L. (2022). Reflexões sobre o ensino de História local: um estudo de caso em Garanhuns-Pernambuco. Fênix - Revista De História E Estudos Culturais, 19(1), 125–143. https://doi.org/10.35355/revistafenix.v19i1.988